A duas jornadas do fim da primeira fase do SABSEG, o Fiães encurtou distâncias para os quatro primeiros lugares, após levar de vencida o Lobão, por 3-1, e depende apenas de si para assegurar um lugar na fase da subida. A turma fianense, que tem ainda um jogo em atraso com o Canedo, beneficiou ainda da derrota do Espinho na deslocação ao Estádio Comendador Henrique Amorim, onde o União de Lamas venceu por 3-0. Já o Canedo saiu vencedor de Mansores por 1-2, com golo de Hugo Montenegro a dar o triunfo aos comandados de Ricardo Nascimento já em tempo de compensação.
União de Lamas e Florgrade, a norte, e Estarreja, Fermentelos e Ovarense, a sul, têm já presença assegurada na fase da subida do SABSEG. O triunfo caseiro perante o Espinho, por 3-0, permitiu aos unionistas conquistar o primeiro objetivo da época: a presença na fase dos primeiros. Já a Florgrade bateu o S. Vicente de Pereira por 2-0 e também carimbou lugar na próxima fase. Se a sul só sobra uma vaga para disputar o playoff da subida, a norte há ainda dois lugares por ocupar, que serão à partida disputados por Espinho (29 pontos), Lobão (29 pontos) e Fiães (27 pontos). O Canedo ainda tem hipóteses, matematicamente, mas muito remotas já que soma apenas 22 pontos na tabela classificativa.
No dérbi feirense disputado no estádio do Bolhão, o triunfo fianense foi construído na primeira parte. Fábio Novo fez, por duas vezes, o gosto ao pé (20′ e 34′), e Matheus Arence, aos 37 minutos, apontou o terceiro para os homens de Porto Gomes. O Lobão ainda reduziu a desvantagem, em cima do minuto 90, através do goleador Everton, mas os três pontos ficaram mesmo no estádio do Bolhão, com o Fiães a depender apenas de si para assegurar um lugar na fase dos primeiros. Curiosamente, sob o comando técnico de Miguel Oliveira, o Lobão só conhece a derrota às mãos do Fiães: o primeiro desaire, a 6 de novembro, pela margem mínima (0-1). e agora a derrota por 3-1, no estádio do Bolhão.
O conjunto orientado por Porto Gomes disputa o jogo em atraso com o Canedo esta quarta-feira, pelas 20h, no estádio do Bolhão, e tem ainda duas jornadas pela frente – perante o União de Lamas, no estádio Comendador Henrique Amorim, e recebendo depois o Espinho. Já o Lobão, com 29 pontos, recebe o S. Vicente de Pereira e visita o Mansores na última jornada da primeira fase do campeonato. O Espinho, que encerra a primeira fase na casa do Fiães, recebe o Paivense no próximo domingo.
O repórter Filipe Freixo acompanhou a partida e ouviu os intervenientes no final.
Os triunfos conquistados por União de Lamas e Florgrade, perante Espinho e S. Vicente de Pereira, respetivamente, permitem às duas equipas ter já assegurada a presença na fase dos primeiros a duas jornadas do fim da primeira etapa do campeonato. O União de Lamas venceu, por 3-0, o Espinho, com bis de Micael Mendes e golo de Hugo Almeida. Já a Florgrade, de visita a S. Vicente de Pereira, também saiu vitoriosa, com dois tentos apontados por Guerra.
O repórter Bruno Godinho acompanhou o duelo entre S. Vicente de Pereira e Florgrade e ouviu os protagonistas no final do encontro.
Já o Canedo venceu, por 1-2, o Mansores. A equipa de Ricardo Nascimento chegou ao triunfo já depois da compensação, com o golo de Hugo Montenegro a valer três pontos para a turma canedense. A equipa das Valadas segue em sexto lugar na classificação, com 22 pontos, e tem ainda um duelo em atraso com o Fiães, que disputa esta quarta-feira, pelas 20h, no estádio do Bolhão. Até ao final da primeira fase, o Canedo recebe ainda o Cesarense, na próxima jornada, e visita a equipa de Castelo de Paiva, Paivense, na 18ª jornada.
Ainda na zona norte do SABSEG, o duelo entre Cesarense e Paivense terminou com um empate a uma bola.