Fiães vence Lobão e encurta distâncias, União de Lamas confirma presença no playoff de subida e Canedo triunfa em Mansores

Fiães vence Lobão e encurta distâncias, União de Lamas confirma presença no playoff de subida e Canedo triunfa em Mansores

A duas jornadas do fim da primeira fase do SABSEG, o Fiães encurtou distâncias para os quatro primeiros lugares, após levar de vencida o Lobão, por 3-1, e depende apenas de si para assegurar um lugar na fase da subida. A turma fianense, que tem ainda um jogo em atraso com o Canedo, beneficiou ainda da derrota do Espinho na deslocação ao Estádio Comendador Henrique Amorim, onde o União de Lamas venceu por 3-0. Já o Canedo saiu vencedor de Mansores por 1-2, com golo de Hugo Montenegro a dar o triunfo aos comandados de Ricardo Nascimento já em tempo de compensação.

União de Lamas e Florgrade, a norte, e Estarreja, Fermentelos e Ovarense, a sul, têm já presença assegurada na fase da subida do SABSEG. O triunfo caseiro perante o Espinho, por 3-0, permitiu aos unionistas conquistar o primeiro objetivo da época: a presença na fase dos primeiros. Já a Florgrade bateu o S. Vicente de Pereira por 2-0 e também carimbou lugar na próxima fase. Se a sul só sobra uma vaga para disputar o playoff da subida, a norte há ainda dois lugares por ocupar, que serão à partida disputados por Espinho (29 pontos), Lobão (29 pontos) e Fiães (27 pontos). O Canedo ainda tem hipóteses, matematicamente, mas muito remotas já que soma apenas 22 pontos na tabela classificativa.

Primeira parte inspirada construiu vitória fianense

No dérbi feirense disputado no estádio do Bolhão, o triunfo fianense foi construído na primeira parte. Fábio Novo fez, por duas vezes, o gosto ao pé (20′ e 34′), e Matheus Arence, aos 37 minutos, apontou o terceiro para os homens de Porto Gomes. O Lobão ainda reduziu a desvantagem, em cima do minuto 90, através do goleador Everton, mas os três pontos ficaram mesmo no estádio do Bolhão, com o Fiães a depender apenas de si para assegurar um lugar na fase dos primeiros. Curiosamente, sob o comando técnico de Miguel Oliveira, o Lobão só conhece a derrota às mãos do Fiães: o primeiro desaire, a 6 de novembro, pela margem mínima (0-1). e agora a derrota por 3-1, no estádio do Bolhão.

O conjunto orientado por Porto Gomes disputa o jogo em atraso com o Canedo esta quarta-feira, pelas 20h, no estádio do Bolhão, e tem ainda duas jornadas pela frente – perante o União de Lamas, no estádio Comendador Henrique Amorim, e recebendo depois o Espinho. Já o Lobão, com 29 pontos, recebe o S. Vicente de Pereira e visita o Mansores na última jornada da primeira fase do campeonato. O Espinho, que encerra a primeira fase na casa do Fiães, recebe o Paivense no próximo domingo.

O repórter Filipe Freixo acompanhou a partida e ouviu os intervenientes no final.

Porto Gomes, técnico do Fiães
Miguel Oliveira, técnico do Lobão

União de Lamas e Florgrade vão disputar a subida

Os triunfos conquistados por União de Lamas e Florgrade, perante Espinho e S. Vicente de Pereira, respetivamente, permitem às duas equipas ter já assegurada a presença na fase dos primeiros a duas jornadas do fim da primeira etapa do campeonato. O União de Lamas venceu, por 3-0, o Espinho, com bis de Micael Mendes e golo de Hugo Almeida. Já a Florgrade, de visita a S. Vicente de Pereira, também saiu vitoriosa, com dois tentos apontados por Guerra.

O repórter Bruno Godinho acompanhou o duelo entre S. Vicente de Pereira e Florgrade e ouviu os protagonistas no final do encontro.

André Ribeiro, técnico da Florgrade
Mário Marques, técnico do S. Vicente de Pereira

Já o Canedo venceu, por 1-2, o Mansores. A equipa de Ricardo Nascimento chegou ao triunfo já depois da compensação, com o golo de Hugo Montenegro a valer três pontos para a turma canedense. A equipa das Valadas segue em sexto lugar na classificação, com 22 pontos, e tem ainda um duelo em atraso com o Fiães, que disputa esta quarta-feira, pelas 20h, no estádio do Bolhão. Até ao final da primeira fase, o Canedo recebe ainda o Cesarense, na próxima jornada, e visita a equipa de Castelo de Paiva, Paivense, na 18ª jornada.

Ainda na zona norte do SABSEG, o duelo entre Cesarense e Paivense terminou com um empate a uma bola.