A Magia do Natal vive-se em Santa Maria da Feira

A Magia do Natal vive-se em Santa Maria da Feira

A magia do Natal está a chegar a Santa Maria da Feira. Nesta época festiva, o centro histórico da cidade transforma-se num enorme palco de experiências natalícias para serem vividas por miúdos e graúdos, pela população e por todos os visitantes. Perlim, o maior e um dos mais originais parques temáticos de Natal, o Mercado de Natal, no Largo do Rossio, o Circo Magikal, o Natal Presente, o Concurso de Montras, uma exposição de presépios e as iluminações de Natal são algumas das iniciativas que vão fazer valer a pena uma visita a Santa Maria da Feira, nesta altura do ano.

A chegada do Pai Natal, às 21h00 desta quarta-feira, dia 30 de novembro, ao Largo do Rossio, num espetáculo único e muito animado, marca o início desta viagem encantada pela magia do Natal. Duas horas antes, às 19h00, é inaugurado o Mercado de Natal, no Largo do Rossio, com 30 espaços comerciais, onde não vão faltar os sabores natalícios e artesanato, mas também o tradicional carrossel e animação regular. É também no Mercado de Natal que acontece diariamente o espetáculo de encerramento de Perlim. O Mercado de Natal, tem entrada gratuita, e vai funcionar durante os dias de Perlim, até ao dia 30 de dezembro, nos dias de semana, entre as 16h00 e as 20h00, e aos fins-de-semana e feriados, das 11h00 às 20h00.

No dia 1 e até ao dia 30 de dezembro, Perlim abre as portas na Quinta do Castelo, todos os dias entre as 13h30 e as 19h00, com exceção dos dias 12, 13, 14, 24 e 25 de dezembro. Naquele espaço mágico, há tanto para experienciar: 8 espetáculos originais e inéditos para assistir diariamente, arborismo e mini-arborismo, slide e mini-slide, o Perlim Arena e muito mais.

Além do Mercado de Natal, esta 14ª edição de Perlim apresenta também como novidade o Circo Magikal – O Feitiço para a Felicidade, na envolvente às Piscinas Municipais, com espetáculos diários e uma lotação de 750 lugares.

“Natal Presente” é o projeto que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira volta a promover para apoiar e dinamizar o comércio local. Pelos estabelecimentos comerciais aderentes foram distribuídos 150 marcos de correio mágicos e 10 000 cartas ao Pai Natal. Enquanto os adultos fazem as compras de Natal, os mais novos escrevem a sua carta ao Pai Natal e colocam-na no marco do correio mágico.

Dirigido também a todos os estabelecimentos comerciais do concelho de Santa Maria da Feira é o Concurso de Montras, uma iniciativa da Associação Empresarial da Feira que pretende envolver o comércio local no espírito natalício, incentivando os participantes a momentos de criatividade. Haverá prémios para os três primeiros classificados e duas menções honrosas. Os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 9 de dezembro, em www.aefeira.pt.

No Museu Convento dos Loios vai estar patente, entre 3 de dezembro e 8 de janeiro, a Exposição de Natal – Presépios, com verdadeiras peças de arte de diferentes colecionadores. Esta exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento do Museu Convento dos Loios.

As iluminações de Natal conferem também um brilho diferente ao património histórico e cultural de Santa Maria da Feira nesta época. A atual crise energética ditou a redução dos dias e horário de funcionamento da iluminação natalícia no concelho: novembro, de domingo a quinta-feira, das 18h00 às 21h00, e sextas-feiras e sábados, das 18h00 às 22h00; dezembro, de domingo a quinta-feira, das 18h00 às 22h00, às sextas-feiras e sábados, das 18h00 às 23h00.