Quinteto de Sopros do Vale leva repertório de compositores do século XX às academias de Santa Maria da Feira

Quinteto de Sopros do Vale leva repertório de compositores do século XX às academias de Santa Maria da Feira

Mariana Cardoso, membro do Quinteto de Sopros, e Bruno Azevedo, maestro da Banda Marcial do Vale, nos estúdios da Rádio Sintonia

‘Quinteto trocado por miúdos’ é o mais recente projeto do Quinteto de Sopros do Vale, que se propõe a levar às academias do concelho o repertório de compositores portugueses do século XX. O grupo que nasceu em plena pandemia lançou recentemente o seu primeiro CD – ‘Músicos Ocultos ao Quinteto Nacional de Sopro’, um álbum que presta homenagem aos músicos que fizeram parte deste quinteto, pertencente à antiga Emissora Nacional. A Banda Marcial do Vale, por sua vez, prepara-se para participar no “48º Certamen Internacional de Música Vila d’Altea”, em Espanha, um dos concursos mais reputados da Europa.

Mariana Cardoso, membro do Quinteto de Sopros do Vale, lembra como surgiu o grupo em 2020.

O maestro da Banda Marcial do Vale, Bruno Azevedo, encara o nascimento do quinteto”com muito orgulho“.

O primeiro projeto do Quinteto: “Descobrir a História e a Música dos Coretos de Santa Maria da Feira”.

Seguiu-se a iniciativa ‘Circum Navegação da Música Portuguesa do séc. XX’

O Quinteto juntou-se ao projeto de Doutoramento desenvolvido pela  investigadora Margarida Cardoso. Mariana Cardoso salienta a importância desta parceria.

Banda Marcial do Vale presente num dos mais reputados concursos da Europa

O maestro Bruno Azevedo afirma que 2022 foi ano de retoma para a atividade da Banda Marcial do Vale. “Esta época superou as expectativas no número de serviços“, adianta o maestro. A filarmónica prepara-se agora para um novo desafio. Vai participar, no dia 10 de dezembro, no 48º Certamen Internacional de Música Vila d’Altea, em Espanha. Trata-se de um dos mais reputados concursos de música da Europa.

Bruno Azevedo salienta o crescimento da Banda Marcial do Vale. A filarmónica conta, atualmente, com cerca de 70 músicos.

A ida a Viana do Castelo, um momento que marcou o ano da Banda Marcial do Vale.

Bruno Azevedo assumiu o cargo de maestro da Banda Marcial do Vale há oito anos e afirma que têm sido “oito anos desafiantes”, mas também de crescimento.

CD homenageia músicos do Quinteto Nacional de Sopro

O Quinteto de Sopros do Vale apresentou, a 5 de outubro deste ano, o primeiro CD intitulado “Músicos Ocultos – ao Quinteto Nacional de Sopro”. O feedback, até ao momento, tem sido “muito positivo”.

Entre dezembro e fevereiro, o Quinteto de Sopros do Vale pretende percorrer as academias do concelho e dar a conhecer o CD e os compositores do século XX aos alunos, conta Mariana Cardoso.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista Quinteto de Sopros do Vale/Banda Marcial do Vale: 16/11/2022