Circo e Mercado de Natal são novidades do maior parque temático natalício do país: “Construir Perlim é uma aventura todos os anos”

Circo e Mercado de Natal são novidades do maior parque temático natalício do país: “Construir Perlim é uma aventura todos os anos”

Cristiana Henriques e Paulo Sérgio Pais nos estúdios da Sintonia

A cada edição, a fasquia aumenta e este ano não é exceção. Depois de uma edição condicionada pela pandemia, Perlim regressa à Quinta do Castelo com novidades. O Mercado de Natal, situado no Rossio e com entrada gratuita, é uma das inovações deste ano, a par de um circo que ficará instalado junto às piscinas municipais e que trará até à cidade um espetáculo inédito e especialmente criado para Perlim. Na edição de 2022, o Castelo da Feira fica de fora do itinerário de Perlim por se encontrar em obras, mas o parque temático natalício alarga-se para a alameda do castelo (onde ficará situada a Lapónia), uma expansão do perímetro que é para continuar em edições futuras, garante o diretor geral da Feira Viva, Paulo Sérgio Pais. Aos microfones da Sintonia, o responsável elogia o trabalho de uma equipa incansável na procura da inovação. “Criar Perlim é sempre um desafio”, afirma.

Cristiana Henriques e Paulo Sérgio Pais estiveram nos estúdios da Sintonia e abordaram as novidades da edição de 2022 de Perlim.

Em 2021, Perlim regressou a Santa Maria da Feira, numa edição ainda muito condicionada pela pandemia da Covid-19, recorda Paulo Sérgio Pais. Agora, em 2022, a equipa da Feira Viva está empenhada em dinamizar uma edição que supere as anteriores. “Colocamos sempre desafios novos, criar Perlim é sempre um desafio, passa sempre pela inovação. Uma parte significativa dos conteúdos são completamente inéditos, o processo de construção é absolutamente encantador e temos pessoas na Feira Viva que fazem isso de forma brilhante“, realça Paulo Sérgio Pais.

Cristiana Henriques, responsável pela cenografia, abraçou o desafio de Perlim desde a primeira edição, e corrobora: “Construir Perlim é uma aventura todos os anos”.

Viajamos no tempo até à primeira edição de Perlim. Paulo Sérgio Pais e Cristiana Henriques recordam o primeiro parque temático natalício e alguns dos momentos mais marcantes ao longo de 14 edições.

Os conteúdos inéditos produzidos para Perlim fazem parte da “identidade” única do maior parque temático natalício do país. Cristiana Henriques olha com “orgulho” para o percurso deste grande evento.

Perlim sem Castelo, mas com novas áreas temáticas

O Castelo da Feira encontra-se, neste momento, em obras de reabilitação, pelo que não estará incluído nas áreas temáticas de Perlim. A Lapónia, explica Paulo Sérgio Pais, vai ser instalada na Alameda do castelo e a expansão do recinto é para manter em edições futuras. Entre as surpresas desta edição está o Mercado de Natal. De acesso gratuito, vai funcionar no Rossio, terá animação própria e contará com cerca de 30 estabelecimentos comerciais que irão comercializar doçaria típica de Natal, mas também artesanato e outros produtos. Este ano, o espetáculo de encerramento diário de Perlim também muda de local. Será no palco do Mercado de Natal que será realizado, a par do fogo de artifício.

Cristiana Henriques aborda o desafio de construir cenografia para a nova área temática do Mercado de Natal…

Circo chega pela primeira vez a Perlim

O Circo é outra das novidades de 2022. O espetáculo Magikal, especialmente concebido para Perlim, será exibido duas vezes por dia (ao final da manhã e da tarde) numa tenda com lotação para cerca de 700 pessoas.

Devido ao Mercado de Natal, não será possível estacionar no Rossio este ano. A organização estuda alternativas e Paulo Sérgio Pais afirma que será privilegiado o estacionamento junto aos Bombeiros Voluntários da Feira.

Perlim maioritariamente construído pelas gentes de Santa Maria da Feira

90 por cento dos espetáculos de Perlim são produzidos por companhias de Santa Maria da Feira.

A organização volta a colocar a fasquia nos 100 mil visitantes.

Pode ouvir a entrevista com Paulo Sérgio Pais e Cristiana Henriques na íntegra aqui:

Perlim: Entrevista 09/11/2022