939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeDestaquesNotíciasRegistosSociedade

CHEDV com 24 vagas para formar médicos especialistas em 2023

8visualizações

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) foi contemplado com 24 vagas para formação de médicos especialistas em 13 especialidades diferentes. O Presidente do Conselho de Administração, Miguel Paiva, salienta que a “participação da instituição na formação de novos especialistas é um dos aspetos estratégicos” do CHEDV, por garantir a “qualidade da prática médica”, mas também que esta unidade hospitalar se mantém atrativa para a captação de futuros especialistas”.

O Ministério da Saúde publicou, em Diário da República, o mapa de distribuição das vagas de formação de médicos especialistas nas unidades hospitalares e de cuidados de saúde primários do país, cujo início ocorrerá em Janeiro de 2023. Nesta distribuição o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) foi contemplado com 24 vagas para formação de médicos especialistas em 13 especialidades diferentes.

O Internato Médico é composto pelo Ano Comum, período de formação geral onde o médico tem oportunidade de passar por várias especialidades, com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária – a que se segue um período de especialização que poderá durar entre 4 e 6 anos.

Este concurso será dirigido a médicos internos que vão iniciar a formação especializada a partir de 1 de janeiro de 2023 e vai disponibilizar uma vaga na Anestesiologia, duas vagas na Cirurgia Geral, uma vaga na Ginecologia/Obstetrícia, duas vagas na Medicina Física e de Reabilitação, uma vaga na Medicina Intensiva, seis vagas na Medicina Interna, duas vagas na Neurologia, uma vaga na Oftalmologia, duas vagas na Oncologia, duas vagas na Ortopedia, uma vaga na Patologia Clínica, duas vagas na Pediatria, e uma vaga na Pneumologia.

A participação da instituição na formação de novos especialistas é um dos aspetos estratégicos que mais valorizamos na nossa atividade, pois é a garantia, não só da qualidade da prática médica, mas também o garante de nos mantemos atrativos para a captação de futuros especialistas para integrarem os nossos quadros de pessoal”, destaca o presidente do conselho de administração do CHEDV, Miguel Paiva. 

Miguel Paiva realça também “o trabalho feito pelo Serviço de Pneumologia que obteve recentemente idoneidade formativa por parte da Ordem dos Médicos, passando assim a receber médicos internos”. “Estamos a trabalhar para ainda obter idoneidade formativa noutras especialidades, pelo que iremos a curto prazo reforçar ainda mais esta componente da nossa ação“, acrescenta.

O CHEDV possui idoneidade formativa há vários anos, realçada pela qualidade da sua equipa médica, com muitos doutorados em várias especialidades, o que torna o CHEDV num dos hospitais mais procurados pelos jovens médicos.

Foto: DR

Leave a Response