Projeto Europeu da Rosto Solidário promove a inclusão de jovens

Projeto Europeu da Rosto Solidário promove a inclusão de jovens

O projeto Radio Theater – Contos da Quarentena, é um dos projetos da ONGD Rosto Solidário, financiado pelo programa Erasmus +, da União Europeia, que promove a inclusão na sociedade de jovens, em fase vulnerável, trabalhando as suas competências através da educação não formal.

Este projeto, com duração de 18 meses, utiliza a abordagem da educação não formal através da idealização, gravação e edição de uma série de Podcasts, para trabalhar as competências de comunicação, improvisação, criatividade e gestão emocional destes jovens do Município de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, de idades compreendidas entre os 14 aos 25 anos, incluindo seis meninas do CAF Pinto de Carvalho (Centro de Apoio Familiar).

Os podcasts Radio Theater tiveram mais de seis meses de preparação, entre os seus trabalhos de idealização, escrita, ensaios e gravações (iniciados em dezembro de 2021 e terminados no final de junho de 2022).

Neste seguimento, foram lançados recentemente uma série de 10 podcasts, que contam os desafios vivenciados pelas participantes do grupo durante a quarentena da pandemia COVID-19.
Sejam histórias reais ou imaginárias, entre a fantasia e realidade, estes episódios traduzem os desafios, medos, qualidades, sonhos e emoções potenciados durante os confinamentos, mas com os quais todos os jovens lidam durante a vida.

Uma das participantes deste projeto, que faz parte do CAF Pinto de Carvalho (Centro de Apoio Familiar) menciona: “Foi uma atividade e nova experiência, porque nunca experimentei fazer gravações para rádio, nem teatro, mas gostei! Eu gostei mesmo, porque assim eu pude conhecer-me melhor e expressar-me mais vezes. Eu sinto que foi bom. O que eu mais aprendi foi…a ser eu mesma, ser livre na minha expressão, na minha criatividade…tudo!”. Sobre a experiência acrescenta ainda: “Eu recomendaria é claro, porque é livre”.

Ainda, outra participante neste Podcast, do Centro de Apoio Familiar CAF Pinto de Carvalho, partilha: “Eu gostei da experiência, porque foi uma aprendizagem. Melhorou principalmente a minha leitura. Foi uma experiência boa.”

A situação de confinamento foi um verdadeiro desafio para nossos jovens, especialmente os com menos oportunidades. Muitos deles viram os seus desenvolvimentos académicos e pessoais frustrados, e como seu estilo de vida é mais ativo do que nas outras faixas etárias, houve um maior impacto neste público. Esperamos com esta experiência e projeto ter melhorado as suas competências criativas e artísticas com ferramentas inovadoras, como a rádio e o teatro (nomeadamente as de expressão corporal, autoconhecimento, narrativa, falar em público, teatral)”, refere a Rosto Solidário em nota de imprensa.