“A alma de Portugal está em Santa Maria da Feira e a Viagem Medieval recria essa alma”

“A alma de Portugal está em Santa Maria da Feira e a Viagem Medieval recria essa alma”

Mais de 1000 dias depois, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria regressa para, entre 3 e 14 de agosto, recriar todos os reinados da 1ª Dinastia no centro histórico de Santa Maria da Feira. Com 80 espetáculos diários, 20 áreas temáticas e seis praças de animação, a edição de 2022 promete ter “um sabor especial”, não só pela retoma, mas também pelas várias novidades que lhes estão associadas, como o alargamento do recinto à zona da ciclovia do Cáster ou as sete experiências que os participantes poderão usufruir este ano.

A Rádio Sintonia sentou-se com as três entidades que organizam a Viagem Medieval – Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira – e foi à descoberta da 25ª edição.

Paulo Sérgio Pais, Emídio Sousa e Joaquim Tavares na Rádio Sintonia

O presidente da Câmara, Emídio Sousa, destaca a “grande expectativa” em torno desta edição. “Para além de ser marcante pela 25ª edição, também é o regresso a uma certa normalidade“, denota o autarca, destacando que este evento é “uma marca distintiva das pessoas da Feira“.

1000 dias sem Viagem Medieval é muito tempo“, realça Paulo Sérgio Pais, diretor da Feira Viva.

A Viagem Medieval para o movimento associativo tem uma importância extraordinária. É com grande expectativa que aguardamos o seu início. É uma oportunidade do reencontro das pessoas, mas é também uma grande oportunidade para o reencontro do tecido associativo nas suas diferentes vertentes“, realça o presidente da FECO Feira, Joaquim Tavares.

“Ninguém imaginava que podíamos chegar aqui”

A evolução da Viagem Medieval desde 1994 pela voz de Paulo Sérgio Pais e o grau de envolvimento que criou com o comércio local…

Com um investimento estimado em 1,5 milhões de euros, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria traz retorno financeiro para o concelho, sublinha Emídio Sousa. O mais importante, defende o autarca, “é o sentimento de unidade” que o evento trouxe ao concelho.

“A esmagadora maioria dos eventos que se fazem em todo o país têm uma marca de Santa Maria da Feira”

Capacitação dos grupos e entidades locais ao longo dos anos foi fundamental, realça Joaquim Tavares. “Hoje temos intervenções associativas na Viagem Medieval de alta qualidade, algumas delas são produções muito profissionais”, frisa o dirigente, apontando também que “a esmagadora maioria dos eventos que se fazem em todo o país têm uma marca de Santa Maria da Feira“.

O que esperar da Viagem Medieval em 2022?

80 espetáculos diários, 20 zonas temáticas, seis praças de animação, três espetáculos de grande formato e experiências imperdíveis. Paulo Sérgio Pais destaca que não há evento como a Viagem Medieval.

Viagem Medieval estende-se, este ano, para a zona da ciclovia do rio Cáster. Emídio Sousa destaca que este património natural “é um tesouro da cidade”.

Das 20 áreas temáticas espalhadas pelo recinto, quatro estão situadas na zona da ciclovia do Rio Cáster, aponta Paulo Sérgio Pais.

Associações de “alma e coração” na Viagem Medieval

Associações estão presentes no evento na exploração das tabernas e na área da animação. Joaquim Tavares evidencia que a forma de participar das associações “vem do coração”.

Inovação permanente” é máxima da Viagem Medieval.

Sete experiências a não perder na Viagem Medieval!

Mais uma novidade… Viagem Medieval terá banda sonora inédita!

O envolvimento das associações na Viagem Medieval e a importância do evento para a sua sustentabilidade…

E os Dias do Burgo? Iniciativa anunciada em 2021 terá de aguardar. Castelo da Feira entra em obras em setembro, explica Emídio Sousa. “ Enquanto o Castelo estiver em obras não é possível, é a peça central dos Dias do Burgo. Logo que estejam concluídas as obras, os Dias do Burgo vão arrancar“, aponta o autarca.

Paulo Sérgio Pais afirma que Castelo da Feira é “alma mater” do projeto Dias do Burgo.

A muralha do castelo, com fissura, vai ser intervencionada a partir de setembro, mas o Município está em negociações com o Ministério da Saúde para outras intervenções no ex-libris da cidade.

“Visitar Santa Maria da Feira nesta altura é voltar a ver a alma de Portugal”

Fotografia: @perspective_and_vision

De 3 a 14 de agosto acontece mais um grande evento de recriação histórica no nosso concelho“, antevê Joaquim Tavares.

Inovação constante” é obrigatória na Viagem Medieval. Paulo Sérgio Pais concluiu: “Dia 3, às 15h, lá estaremos e muitos milhares de visitantes para voltarmos a ser felizes na Viagem”.

Emídio Sousa deixa o convite: “Visitar Santa Maria da Feira nesta altura é voltar a ver a alma de Portugal, porque ela está aqui, em Santa Maria da Feira“.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui

Viagem Medieval: 28/07/2022