All About Dance vai regressar aos palcos com “uma produção que podia ser da Netflix”
Em ano de celebração do 20º aniversário do All About Dance, a academia de dança vai regressar aos grandes espetáculos com a produção de uma dramaturgia cheia de misticismo e muito ritmo. A peça “Abantu – Uma viagem pelas tribos” vai ser apresentada no Europarque, nos dias 22 e 23 de julho, pelas 21h30. Vítor Fontes e Patrícia Pires fazem parte da estrutura da academia feirense e vieram até à Rádio Sintonia falar sobre o Abantu e as saudades que já sentiam em relação a pisar o palco, num programa moderado por Filipe Dias.
“Tenho uma grande paixão pela dança”
Formada em gestão, Patrícia Pires acabou por gerir a vida de outra maneira. O mundo das danças trocou-lhe as voltas e hoje é diretora artística do All About Dance.
Vítor Fontes licenciou-se em Educação Física e foi com movimento que seguiu o percurso profissional. Quando era mais novo e assistia aos videoclips que passavam na MTV, um canal de música, o ainda jovem reproduzia individualmente os passos de dança que via através da televisão. Uma paixão que significou na vida de Vítor Fontes a criação de uma academia de dança. Hoje é Diretor do All About Dance, bailarino e coreógrafo.
Vítor Fontes e Patrícia Pires estão ligados à dança desde sempre e o diretor da academia explicou como é que surgiu a ligação.
“Muitas das pessoas que estão ligadas às danças urbanas em Portugal passaram pelo All About Dance”
20 anos depois, o impacto da Academia All About Dance é visível. Patrícia Pires deu alguns exemplos.
“Vai ser o melhor espetáculo que fizemos até agora”
Depois de um período de interregno, devido à Covid-19, a peça “Abantu – Uma viagem pelas tribos” significa o regresso da academia que tem sede em Santa Maria da Feira. Um espetáculo com uma narrativa própria e com uma larga equipa de criativos, refere Vítor Fontes.
“Várias tribos vão ser revisitadas”
O espetáculo promete ser uma autêntica viagem para o público que se dirigir ao Europarque. Patrícia Pires refere que várias tribos vão ser revisitadas e com o acréscimo de uma nova tribo.
Como é que vamos criar uma dramaturgia que seja interessante?
Repletos de misticismo e com uma ligação especial à terra, os Abantus representam a última tribo existente na Terra, como diz o diretor da academia.
“Abantu significa Humano”
A produção da academia traduz-se numa narrativa fictícia, mas com uma mensagem muito própria para o público em geral, ou seja, a “pouca humanidade que existe na sociedade atual”, como indicou Vítor Fontes.
“Vai ser uma viagem alucinante“
Apesar de serem bailarinos amadores, há uma estrutura profissional. Um fator que faz a diferença na opinião de Vítor Fontes.
“Vamos sair da nossa zona de conforto”
Patrícia Pires aponta que o facto de saírem da zona de conforto é um fator que diferencia.
Em jeito de conclusão, Patrícia Pires fala das inscrições abertas a quem pretende fazer parte da academia All About Dance.
Vítor Fontes, explicou como é que se gere as redes sociais do All About Dance.
Ouça a entrevista na íntegra aqui.