Casa da Gaia cancela a 42ª edição das Danças do Mundo

Casa da Gaia cancela a 42ª edição das Danças do Mundo

Foi cancelada a 42ª edição das Danças do Mundo, uma iniciativa promovida pela Casa da Gaia – Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe. Em declarações à Rádio Sintonia, Miguel Tavares, presidente da coletividade, explicou que o cancelamento se deveu a “motivos alheios à organização“, como a desistência de alguns grupos ou a falta de logística.

“Defraudado, desiludido e desanimado”

Depois de dois anos de pandemia, Miguel Tavares esperava regressar com o evento ex-libris que “representa o município feirense e ainda o leva além-fronteiras”. No entanto, a edição de 2022 acabou por sofrer um revés e só no próximo ano é que o evento Danças do Mundo regressa a Santa Maria da Feira.

De recordar que a Casa da Gaia nasceu em 1971, em Argoncilhe, e é atualmente considerada uma das coletividades mais importantes de Santa Maria da Feira. A associação emitiu um comunicado a informar a decisão do cancelamento da 42ª edição das Danças do Mundo na passada sexta-feira, dia 15 de julho.

Leia na íntegra o comunicado:

PT – COMUNICADO

“A organização do Danças do Mundo vem por este meio informar todos quantos se interessam pela Casa da Gaia, no geral, e pelo Danças do Mundo, em particular, que foi obrigada a cancelar a realização da 42ª Edição.

Esta decisão foi muito ponderada, avaliou-se muitos prós e contras e concluímos que não é possível fazer o evento nas condições que queremos e a que habituamos o público.

Os motivos do cancelamento são alheios à organização e podemos afirmar que tudo fizemos, junto de parceiros nacionais e internacionais, para que o desfecho não fosse o que hoje anunciamos. Entendemos que ao faltarem tão poucos dias para a Gala de Abertura não é correto nem possível alimentar mais esperanças, quer aos nossos associados e amigos, quer ao público em geral que muito estimamos.

Nos últimos meses e semanas vários entraves nos foram sendo colocados. Uns conseguimos ultrapassar, outros resultaram nesta situação.

Ao fim de dois anos de paragem forçada devido à pandemia, este regresso era muito desejado.

Aos que desiludimos, aceitem, por favor, as nossas desculpas.

Às entidades e parceiros que habitualmente confiam na Casa da Gaia, um agradecimento público e sincero pela compreensão e abertura para futuras edições.

Aos que têm quota parte de responsabilidade neste desfecho, como devem imaginar, voltaremos mais fortes!

Viva a Casa da Gaia!

Viva o Danças do Mundo!

Argoncilhe, 15 de Julho de 2022

O Presidente da Casa da Gaia

Miguel Tavares

O Diretor do Festival

Domingos Florim”