Foi cancelada a 42ª edição das Danças do Mundo, uma iniciativa promovida pela Casa da Gaia – Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe. Em declarações à Rádio Sintonia, Miguel Tavares, presidente da coletividade, explicou que o cancelamento se deveu a “motivos alheios à organização“, como a desistência de alguns grupos ou a falta de logística.
“Defraudado, desiludido e desanimado”
Depois de dois anos de pandemia, Miguel Tavares esperava regressar com o evento ex-libris que “representa o município feirense e ainda o leva além-fronteiras”. No entanto, a edição de 2022 acabou por sofrer um revés e só no próximo ano é que o evento Danças do Mundo regressa a Santa Maria da Feira.
De recordar que a Casa da Gaia nasceu em 1971, em Argoncilhe, e é atualmente considerada uma das coletividades mais importantes de Santa Maria da Feira. A associação emitiu um comunicado a informar a decisão do cancelamento da 42ª edição das Danças do Mundo na passada sexta-feira, dia 15 de julho.
Leia na íntegra o comunicado:
PT – COMUNICADO
“A organização do Danças do Mundo vem por este meio informar todos quantos se interessam pela Casa da Gaia, no geral, e pelo Danças do Mundo, em particular, que foi obrigada a cancelar a realização da 42ª Edição.
Esta decisão foi muito ponderada, avaliou-se muitos prós e contras e concluímos que não é possível fazer o evento nas condições que queremos e a que habituamos o público.
Os motivos do cancelamento são alheios à organização e podemos afirmar que tudo fizemos, junto de parceiros nacionais e internacionais, para que o desfecho não fosse o que hoje anunciamos. Entendemos que ao faltarem tão poucos dias para a Gala de Abertura não é correto nem possível alimentar mais esperanças, quer aos nossos associados e amigos, quer ao público em geral que muito estimamos.
Nos últimos meses e semanas vários entraves nos foram sendo colocados. Uns conseguimos ultrapassar, outros resultaram nesta situação.
Ao fim de dois anos de paragem forçada devido à pandemia, este regresso era muito desejado.
Aos que desiludimos, aceitem, por favor, as nossas desculpas.
Às entidades e parceiros que habitualmente confiam na Casa da Gaia, um agradecimento público e sincero pela compreensão e abertura para futuras edições.
Aos que têm quota parte de responsabilidade neste desfecho, como devem imaginar, voltaremos mais fortes!
Viva a Casa da Gaia!
Viva o Danças do Mundo!
Argoncilhe, 15 de Julho de 2022
O Presidente da Casa da Gaia
Miguel Tavares
O Diretor do Festival
Domingos Florim”