Mozelos celebra 33º aniversário de elevação a vila até domingo: “Sinto que as pessoas precisam desta retoma”

Mozelos celebra 33º aniversário de elevação a vila até domingo: “Sinto que as pessoas precisam desta retoma”

José Carlos Silva, presidente da Junta de Freguesia de Mozelos, em entrevista nos estúdios da Rádio Sintonia

Mozelos assinalou esta quinta-feira, dia 30 de junho, o 33º aniversário de elevação a vila, mas as comemorações não se ficam por aqui. O parque do Coteiro é palco, até domingo, de um certame que conta com o envolvimento das associações e que oferece à população diversas atividades, música, animação e boa gastronomia.

No dia 30 de Junho, Mozelos festejou o seu 33º aniversário de elevação a vila com a inauguração da “requalificação profunda da Alameda Alfredo Henriques” e com uma sessão solene na Junta de Freguesia. Acontecimentos que, segundo o presidente da Junta de Freguesia, José Carlos Silva, são sinónimo de retoma da dinâmica da vila. Até domingo, o Parque do Coteiro é palco do habitual certame das coletividades.

“É muito bom estar de volta”

Ávidos de encontros e de um clima confraternização, os mozelenses têm agora a oportunidade de matar saudades das festas de Mozelos. Um regresso há muito esperado e que proporciona não só à comunidade, como também às associações, um reavivar do espírito festivo. José Carlos Silva referiu que o momento serve para esquecer os dois anos de interregno, provocados pela pandemia.

Com o mundo a tentar esquecer os efeitos da pandemia, “um cenário de guerra completamente irracional” veio ainda complicar mais as contas, afirma José Carlos Silva. Para o autarca, objetivo passar pelas pessoas “voltarem a sentir aquilo que faltou nestes últimos dois anos”.

“Somos um concelho, temos que trabalhar através de projetos cada vez mais integradores”

Envolver as pessoas é o objetivo da Junta de Freguesia de Mozelos. Para o presidente, a elevação de Mozelos a vila é uma data importante e que traz consigo mais responsabilidades.

A requalificação da Alameda Alfredo Henriques dá “uma nova esperança”.

“Queremos que as pessoas se sintam felizes aqui”

33 anos depois, o Presidente da Junta gostava de ter como prenda para este marco histórico a requalificação das zonas industriais do Fundão e da Vergada. O objetivo “é que as pessoas se sintam felizes em Mozelos”.

“A vila de Mozelos tem um forte cariz de empresas de cortiça”, realça o autarca.

Considerado um belo parque para desfrutar com a família, para fazer desporto e piqueniques, o Parque Monte do Coteiro já é uma referência não só para Mozelos, como também para Santa Maria da Feira e para a região.

“O grande enfoque é o Monte do Coteiro”

“Junte-se a nós nesta Festa Cultural” é o apelo da Junta de Freguesia de Mozelos e não faltam motivos para visitar a freguesia até 3 de Julho. José Carlos Silva elaborou o roteiro da festa.

“Sinto que as pessoas precisam desta retoma”, afirma o autaerca.

Mozelos retoma este ano as festividades alusivas ao 33º Aniversário de elevação a vila. Recorrendo a prata da casa, o certame, a decorrer no Parque do Coteiro, promete ser recheado de muitas atividades lúdicas, desportivas e culturais, animação, música, gastronomia e artesanato.

A fechar a entrevista, o Presidente da Junta de Freguesia apela a que todos participem no certame festivo.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista com o presidente da Junta de Freguesia de Mozelos, José Carlos Silva: 29/06/2022