Paços de Brandão não evitou descida: “Caímos de pé, caímos de cabeça erguida”

Paços de Brandão não evitou descida: “Caímos de pé, caímos de cabeça erguida”

Chegou ao fim a luta pela manutenção na zona norte da Divisão de Elite. Para o Paços de Brandão, o desfecho não foi o esperado, com a confirmação da descida à 1ª divisão distrital a consumar-se na última jornada, após uma derrota com o Cucujães. O técnico, Tiago Leite, realça que o clube caiu de pé e afirma que agora é preciso “encontrar as forças para um caminho mais feliz”.

O Paços de Brandão não evitou a descida e na próxima época junta-se a Cucujães, Carregosense e Esmoriz que, na zona norte do campeonato SABSEG, também foram despromovidos. A turma brandoense não dependia apenas de si à entrada para a última jornada e acabou mesmo por consumar a descida, após uma derrota no reduto do Cucujães. “Não entramos bem no jogo e acabamos por cometer dois erros que não podíamos cometer. Todo o jogo foi passado no meio campo adversário, só que não conseguimos encontrar o caminho para o golo e ainda falhamos um penálti”, explica Tiago Leite, que nos cinco jogos à frente da equipa somou duas vitórias, duas derrotas e um empate.

Em declarações à Sintonia, recolhidas pelo repórter Manuel Silva, o timoneiro assume a responsabilidade da descida. “Nos cinco jogos que cá fiz não fiz os pontos necessários para garantir a manutenção. Como tal assumo a responsabilidade total. No entanto, quero lembrar que um homem define-se pela forma como se levanta e não como cai”, diz.

Apesar de ver os objetivos falhados, o técnico relembra que é tempo de olhar para os próximos desafios com otimismo. “É um campeonato de regularidade, que durou muitas jornadas e que dura há 10 meses. Tem que se ir fazendo pontos. O modelo competitivo não é de todo adequado, no entanto, não é assunto meu e não tenho que vir para aqui para me lamentar. De uma forma sucinta, o estado anímico é mau. Caímos de pé, caímos de cabeça erguida, temos que aceitar com humildade. Isto não é como caímos, é sim como nos levantamos. Amanhã é um novo dia e temos que encontrar as forças para um caminho mais feliz”, afirma.

Na hora de se despedir da época 2021/2022 o técnico deixou uma mensagem aos brandoenses. “Quero agradecer ao Paços, aos jogadores, adeptos e direção. Não mereciam este desfecho. Esta ponta final foi esquisita e acabou por ficar assim”, diz.

Nas redes sociais, a direção do Clube Desportivo Paços de Brandão deixou uma mensagem de força e garante que os brandoenses “irão voltar ainda mais fortes”. “Acreditamos que a verdadeira Briosa renasceu e que em breve estaremos novamente no lugar que merecemos”, pode ler-se na publicação.

A celebrar o centenário, o Atlético Clube de Cucujães chega à ultima jornada já com a despromoção garantida, mas fechou a época com uma vitória. “Este jogo foi reflexo do que fizemos ao longo do ano, umas vezes com mais sucesso outras com menos. Acho que a equipa se comportou com seriedade e escusávamos de ter sofrido tanto no momento final do jogo”, afirma Zé Carlos, técnico do Cucujães.

Fazendo um balanço da época, o Cucujães apostou com regularidade nos mais jovens. Um fator positivo, mas que trouxe alguns dissabores. “Nós temos o mérito de nos ter batido com todas as equipas de frente, com um futebol atrativo. Somos uma equipa técnica jovem e gostamos de apostar nos jovens e tenho a consciência que isso nos custou a perda de alguns pontos”, frisa.

Fotos: DR/CD Paços de Brandão