Arrifana Running arranca esta sexta-feira e desafia a população a correr ou caminhar em prol da saúde e do bem-estar
Promover a saúde e o bem-estar através da atividade física é um dos objetivos do Arrifana Running, um projeto que arranca esta sexta-feira, às 20h30, em frente à Junta de Freguesia. O projeto estava guardado na gaveta há algum tempo e tem agora o seu início com perspetivas de crescimento. Todas as sextas-feiras, pelas 20h30, a população é convidada a caminhar ou a correr através do Arrifana Running, que quer que os participantes vão subindo de rendimento ao longo dos vários treinos.
Vítor Dias, mentor do Arrifana Running, e Vítor Martins, monitor do projeto, estiveram nos estúdios da Sintonia e levantaram o véu sobre esta iniciativa que quer por Arrifana a mexer. Neste projeto, os participantes podem optar pela caminhada de cinco quilómetros ou pela corrida de cinco ou 10 quilómetros e serão acompanhados por monitores que darão “dicas” que têm como objetivo melhorar o seu desempenho. Os percursos variam ao longo dos vários treinos e irão também abranger as freguesias limítrofes da vila de Arrifana.
A iniciativa nasceu pelas mãos de Vítor Dias. Aos microfones da Sintonia, o mentor do Arrifana Running explica que o projeto estava na gaveta há algum tempo e que reuniu agora todas as condições para arrancar.
O projeto tem traços diferenciadores, sublinha Vítor Dias. O objetivo é que os participantes vão subindo patamares ao longo de vários treinos. Para isso, a iniciativa conta com 13 monitores que ajudarão os participantes a melhorar a sua performance.
Vítor Martins, um dos monitores do Arrifana Running, acredita que o facto de o projeto primar pela “evolução dos participantes” é um fator aliciante.
Além do apoio da Junta de Freguesia de Arrifana e do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Arrifana Running conseguiu associar quatro clubes (CD Arrifanense, Hippies FC, Manhôce FC e Os Arrifanenses FC) da vila à iniciativa, como explica Vítor Dias.
Depois de mais de dois anos de pandemia da Covid-19, o Arrifana Running surge no timing certo, acredita Vítor Martins.
A iniciativa tem a sua estreia esta sexta-feira, dia 20 de maio, às 20h30 da noite. Haverá um aquecimento especial com música, desvenda Vítor Dias.
Os treinos realizar-se-ão todas as sextas-feiras, pelas 20h30, com ponto de encontro em frente à Junta de Freguesia. Não é necessário qualquer inscrição e os participantes poderão adquirir, se assim o pretenderem, uma t-shirt alusiva ao Arrifana Running (verde ou cor-de-rosa). O feedback, até ao momento, tem saldo mais do que positivo, realça Vítor Dias, que espera uma estreia em grande da iniciativa.
O Arrifana Running está ainda no início, mas as perspetivas são de crescimento. Os percursos vão também abranger freguesias limítrofes, como explica Vítor Dias. No percurso de 10km que se realizará esta sexta-feira, está prevista uma passagem pela Vila de Cucujães, na zona de Santa Luzia.
Não será apenas nos percursos que o Arrifana Running pretende estender-se. Tendo como parceiras associações da vila, a iniciativa, perspetiva Vítor Dias, poderá desdobrar-se em outro tipo de atividades, como provas oficiais, passeios, convívios, jornadas do ambiente ou até outras ações ligadas à cultura e à história.
Vítor Martins convida a população a comparecer “em força” na estreia do Arrifana Running.
Vítor Dias também deixa o apelo para que a estreia do evento seja em grande. O tempo estará convidativo e é a oportunidade perfeita para entrar com o pé direito no fim de semana.
Pode ouvir a entrevista com Vítor Dias e Vítor Martins na íntegra aqui. Para mais informações sobre o projeto pode consultar a página Arrifana Running.