Santa Maria da Feira atinge novo máximo, contabilizando 4201 casos positivos de Covid-19

Santa Maria da Feira atinge novo máximo, contabilizando 4201 casos positivos de Covid-19

A informação foi prestada, há instantes, na reunião de Câmara pelo presidente do Município. Emídio Sousa afirmou que “este é um número absolutamente fora do comum”, ressalvando, contudo, que a indicação de especialistas é que os casos comecem a “baixar significativamente” no final do mês de janeiro. Escolas e creches do concelho registam “infeções significativas”.

Temos, neste momento, o maior número de casos positivos de sempre“, começou por dizer o autarca, no habitual ponto de situação da pandemia da Covid-19, referindo que o concelho contabilizava, no passado sábado, 4201 casos positivos. Lembrando que, no ano passado, o município registou um máximo de cerca de 2500 infeções, Emídio Sousa destacou, também, que o Hospital S. Sebastião continua “com boa capacidade de resposta“. Os últimos dados apontam para 35 pessoas internadas, três das quais na Unidade dos Cuidados Intensivos. Deste universo, há 14 feirenses hospitalizados, dois nos cuidados intensivos. “No ano passado chegamos a ter 172 pessoas internadas. Este ano, temos perto do dobro das infeções e o número de pessoas internadas é muito menor“, exemplificou.

O presidente da Câmara denotou, ainda, que muitas infeções têm sido “detetadas em escolas, principalmente nas creches” do concelho. “Há uma infeção muito significativa das crianças que depois transmitem às famílias e poderá haver até algumas unidades de produção que neste momento estão sem capacidade produtiva, precisamente porque há setores completamente encerrados porque o pessoal está em casa, ou infetado ou em quarentena”, explicou, evidenciando, contudo, que há a indicação de especialistas que, no final do mês, o número de infeções tenderá a “baixar significativamente“.

Fim de semana dedicado à vacinação das pessoas que estarão nas mesas de voto

O fim de semana, no Europarque, foi dedicado à administração da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 às equipas que farão parte das mesas de voto nas próximas eleições legislativas, agendadas para 30 de janeiro. De acordo com o presidente da Câmara, o centro de vacinação registou uma média de 600 a 700 pessoas vacinadas por dia durante os dias 15 e 16 de janeiro.

Emídio Sousa deu ainda conta que o Centro de Vacinação tem capacidade para vacinar cerca de 1200 pessoas por dia, uma capacidade que “não tem sido esgotada”. Dentro de algumas condicionantes, o processo de vacinação tem decorrido “bem“, concluiu.

Foto: DR