Centro de vacinação contra a Covid-19 regressa ao Europarque esta quarta-feira

Centro de vacinação contra a Covid-19 regressa ao Europarque esta quarta-feira

Maior comodidade e conforto para o utentes, tempos de espera mais curtos e mais vacinas administradas. É esta a expectativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira na mudança do centro de vacinação, atualmente em Santa Maria de Lamas, para o Europarque. A transição acontece já amanhã, dia 24 de novembro.

O Europarque volta a acolher, a partir de amanhã, o Centro de Vacinação Contra a Covid-19. Em entrevista à Sintonia, o presidente da Câmara, Emídio Sousa, explica que as “várias queixas” dos utentes sobre o espaço em Santa Maria de Lamas e o baixo ritmo de vacinação motivaram esta decisão. “Vamos regressar a partir de amanhã ao Europarque. Apercebi-me que, ao longo dos últimos tempos e desde que o centro de vacinação passou para Santa Maria de Lamas ao cuidado do Ministério de Saúde, as coisas não estavam a correr muito bem. Existiam muitas reclamações de pessoas, algumas queixas, o número de vacinações também não estava a andar bem. Comecei a ficar preocupado, o local de espera também parece que não estava a correr bem, falei com os serviços de saúde e decidimos há quinze dias que íamos regressar ao Europarque porque é preciso vacinar mais e dar boas condições às pessoas“, refere o autarca.

O autarca garante que será possível conciliar a atividade do Europarque com o centro de vacinação contra a Covid-19. “Obviamente que teremos de conciliar com alguma utilização do Europarque, que já está aberto aos eventos desde outubro, mas julgo que é possível, vamos conseguir conciliar as duas situações“, assegurou.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira espera que a média de vacinas administradas suba com a mudança para o Europarque, equipamento que chegou a administrar 2000 doses por dia. Em Santa Maria de Lamas, o número de vacinas administradas por dia nunca ultrapassou as 400 e Emídio Sousa espera que, no Europarque, a média seja de pelo menos mil inoculações.

Esta segunda-feira, a GNR foi chamada ao centro de vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria de Lamas devido a desacatos entre os utentes. “São situações de algum conflito, até nas filas, alguma impaciência das pessoas. Não devia acontecer, mas aconteceu e por isso é pedir calma às pessoas“, comentou Emídio Sousa.

O Centro de Vacinação do Europarque está, neste momento, com a iniciativa Casa Aberta 70+, ou seja, a população com 70 ou mais anos que ainda não fez a vacina de reforço da Covid-19 e da Gripe, pode dirigir-se ao Centro de Vacinação, entre as 9h00 e as 18h00. Além da Casa Aberta, estão igualmente disponíveis as modalidades de autoagendamento e convocatória para as restantes idades.

De referir que as pessoas com idade superior a 65 anos, incluindo os utentes que recuperaram da infeção por SARS-CoV2 há pelo menos 5 meses, devem ser vacinadas com uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

“Números estão a aumentar muito” e autarca pede cautela

Quanto à situação da pandemia da Covid-19 no concelho, Emídio Sousa afirma que o número de casos tem vindo a crescer. “Os números estão a aumentar muito, temos 240 pessoas positivas, é um número significativo, em 15 dias isto triplicou, mas em termos de pessoas com necessidade de cuidados hospitalares apenas temos três internadas e nenhuma em cuidados intensivos“, ressalvou.