“O FIMUV é a joia da casa do CiRAC”

“O FIMUV é a joia da casa do CiRAC”

O CiRAC, que nunca parou a sua atividade durante a pandemia, continua a dar provas da sua resiliência com a realização da 44ª edição do FIMUV. O Festival Internacional de Música de Paços de Brandão arrancou da melhor forma a 1 de outubro, para celebrar o Dia Mundial da Música, e prolonga-se até ao final do mês com uma programação audaciosa.

Em entrevista nos estúdios da Sintonia, Nuno Reis e Filipe Dias abordam esta 44ª edição, cujo tema central é a Voz, e falam dos novos desafios em tempo de alívio das medidas derivadas da pandemia da Covid-19. “Este novos tempos têm sido mais desafiantes, porque queremos conquistar o público, queremos que o público saia de casa. O desafio é tentar encher o auditório“, descreve o presidente, Nuno Reis. E não faltam propostas na 44ª edição do FIMUV para levar o público até às salas de espetáculo, a começar pelo recital deste sábado, que junta no palco do auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, Benedict Kloeckner e Beatrice Berrut.

O público, diz Nuno Reis, já está fidelizado ao FIMUV, um dos festivais de música clássica mais antigo do país. “Já temos um público muito fiel, um público que vem de todo o lado, de fora do concelho e isso é motivo de orgulho. 44 anos são muitos anos e costumo dizer que o FIMUV é a joia da casa do CiRAC. Nunca falhou nenhuma edição, mesmo em anos complicados, e isso é um orgulho para toda a gente do CiRAC e não queremos parar“, sublinha o presidente. Filipe Dias, secretário geral do CiRAC, acrescenta: “O nosso caminho é sempre tentar crescer, de forma sustentada, e com a programação mais rica possível“.

O dinamismo do CiRAC não se esgota no FIMUV. O grupo Saltimbancos de Santa Maria continua a atuar, o Coro prepara uma atuação inserida no festival e que sobe ao palco a 15 de outubro, a escola de pintura continua a crescer em número de alunos, as Comedy Sessions continuam a espalhar gargalhadas de quinze em quinze dias no auditório da coletividade e ao CiRAC também já prepara, com afinco, o Encontro de Teatro, agendado para novembro.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista CiRAC – 08/10/2021

Foto: Direitos Reservados