“Drumming” cruza percussão, piano e eletrónica na 44ª edição do FIMUV

“Drumming” cruza percussão, piano e eletrónica na 44ª edição do FIMUV

O ensemble de percussão Drumming GP e o duo de piano e eletrónica composto por Joana Gama e Luís Fernandes sobem ao palco do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, dia 16 de outubro, às 22h00. O concerto “Drumming” integra a programação do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão.

Drumming GP é um grupo de referência internacional na interpretação e estreia de importantes obras do repertório para percussão, destacando-se também na música eletrónica.

No palco do Cineteatro António Lamoso, a formação vai juntar-se ao duo bracarense de piano e eletrónica, que tem vindo a afirmar a sua própria sonoridade e estética, visíveis no trabalho para cinema e em diferentes colaborações artísticas. “Drumming” assume-se como um projeto musical original, potenciado pelos visuais de Pedro Maia, com vídeo manipulado em tempo real.

Drumming GP é um ensemble de percussão vocacionado para a música contemporânea, fundado e dirigido por Miquel Bernat, no Porto, em 1999. Desde então, tem-se afirmado como um dos mais importantes coletivos do género a nível internacional, contribuindo para a inovação sonora sem descuidar as vertentes didático-pedagógica e social.

Desde o álbum de estreia “Quest”, em 2014, que Joana Gama e Luís Fernandes têm mantido uma colaboração regular, que cruza o piano com a eletrónica. Nos últimos anos, o duo fez bandas sonoras e, com Ricardo Jacinto, editou “Harmonies”. Em abril de 2018, a dupla lançou “At the still point of the turning world”, pela mão da editora australiana Room40.

O espetáculo “Drumming” integra a programação do último quadrimestre do Cineteatro António Lamoso que, até dezembro, propõe uma intensa e contínua reflexão em torno da intimidade e das atuais práticas de relacionamento.

As propostas calendarizadas refletem o equilíbrio entre diferentes disciplinas artísticas – música, teatro, dança e circo contemporâneo – e reservam espaço para artistas nacionais e internacionais, valores conceituados e emergentes, estruturas artísticas locais e formação, em estreita ligação com o ICC – Imaginarius Centro de Criação.

A programação do Cineteatro António Lamoso está acessível em www.cineteatro.cm-feira.pt.

Os bilhetes para o espetáculo “Drumming” encontram-se disponíveis em https://bit.ly/Drumming16Out.