Programação cultural do Cineteatro António Lamoso reflete sobre saúde mental, afetos e infidelidade

Programação cultural do Cineteatro António Lamoso reflete sobre saúde mental, afetos e infidelidade

Entre setembro e dezembro de 2021, a programação cultural do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, propõe uma intensa e contínua reflexão em torno da intimidade e das atuais práticas de relacionamento. Saúde mental e aceitação, afetos e infidelidade vão subir ao palco para confrontar o público através da arte.

As 19 propostas calendarizadas refletem o equilíbrio entre diferentes disciplinas artísticas – música, teatro, dança e circo contemporâneo – e reservam espaço para artistas nacionais e internacionais, valores conceituados e emergentes, estruturas artísticas locais e formação, em estreita ligação com o ICC – Imaginarius Centro de Criação.

Destaque para a estreia nacional de “Órbita”, dia 18 de setembro, às 22h00, pela companhia espanhola Zen Del Sur, que sobe ao palco com um espetáculo multidisciplinar de música e circo contemporâneo, que sugere uma viagem onírica pelas suas origens, pelo mar e pela arte da cidade de Cádis.

Outubro reserva três espetáculos integrados na programação do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão. “Iniciação”, do Ballet Contemporâneo do Norte (BCN), estreia dia 2, às 22h00. O espetáculo assinala os 25 anos da companhia e conta com a participação da bailarina fundadora, Elisa Worm, que regressa às suas origens, aos 82 anos, encontrando-se em residência artística com o BCN durante todo o processo de criação.

Dia 16, às 22h00, um dos mais importantes coletivos internacionais de percussão, Drumming GP, acompanhado pelo duo Joana Gama e Luís Fernandes, apresenta “Drumming”, espetáculo que cruza percussão, piano e eletrónica. A 23 de outubro, é a vez da violonista, cantora, percussionista e compositora brasileira Badi Assad subir ao palco do Cineteatro, às 22h00, para um concerto memorável. Com 18 álbuns lançados em todo o mundo e mais de 40 países visitados, o seu CD “Wonderland” foi selecionado entre os 100 melhores da prestigiada BBC London e incluído nos 30 melhores da Amazon.com.

O mês de outubro fecha com duas Hip Hop Sessions, dias 29 e 30, às 21h00 e às 22h00, com a curadoria de conteúdos do Cineteatro António Lamoso. Mundo Segundo, uma das referências nacionais deste movimento musical, é uma das presenças garantidas.

Novembro abre com uma reflexão mais intensa sobre intimidade, aceitação e saúde mental, num espetáculo de teatro físico da companhia espanhola La Víspera, que cruza dança, máscaras, fantoches, teatro físico e circo. “La Identidad de Versania” (6 de novembro, às 22h00) convida o público para uma viagem pela mente do protagonista, que sofre de transtorno bipolar.

No dia 14, às 11h00, o concerto “Sinfoniónicos – O Gato das Botas”, da Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira com curadoria de conteúdos do Cineteatro, traz ao palco uma história cheia de peripécias e façanhas, musicada pelo compositor Vasco Negreiros, que recupera um amor inesperado, apadrinhado pelo célebre Gato.

“Intimidades”, da Companhia da Esquina (20 de novembro, às 22h00), propõe uma reflexão sobre a infidelidade, numa era marcada pela vulgarização das relações sociais. A peça, baseada em textos de Woody Allen, é um brilhante espetáculo de comédia que retrata a história de dois casais e uma amante, que são o produto de uma má comunicação, insatisfação e aspiração de um mundo cada vez mais moderno. O mês de novembro encerra com um concerto gospel pelo Saint Dominic´s Gospel Choir, com a participação da feirense Rita Tavares, dia 27, às 22h00.

A programação cultural do último quadrimestre, disponível em www.cineteatro.cm-feira.pt, mantém a aposta na formação, com quatro workshops de participação gratuita, três dos quais integrados no programa anual “Grau Zero da Companhia” do Ballet Contemporâneo do Norte, e dá continuidade ao acolhimento de projetos criados por estruturas artísticas locais.