Conceição Alvim Ferraz distinguida pelo “valioso e distinto trabalho” em prol da cultura em Santa Maria da Feira

Conceição Alvim Ferraz distinguida pelo “valioso e distinto trabalho” em prol da cultura em Santa Maria da Feira

O Município de Santa Maria da Feira atribuiu a Medalha Municipal por Serviços Distintos em prata a Maria da Conceição Machado Alvim Ferraz no passado dia 26 de julho, na reunião de Câmara. “O enorme afinco” na reabilitação da Igreja da Misericórdia e o “contributo inquestionável no prestígio e divulgação de Santa Maria da Feira, nomeadamente no setor da cultura”, justificam a distinção.

A feirense Maria da Conceição Machado Alvim Ferraz foi recentemente agraciada pelo município com a medalha municipal por serviços distintos em prata, distinção aprovada por unanimidade. Na reunião de Câmara, o presidente do município, Emídio Sousa, destacou o “ativo e importante papel na área cultural” de Conceição Alvim Ferraz no concelho.

Em abril de 2016 tornou-se a primeira mulher presidente da Comissão de Vigilância do Castelo da Feira, cargo que assumiu com inquestionável sentido de responsabilidade e dever de participação na comunidade feirense onde se insere, uma função que mantém com a missão de preservar um dos mais emblemáticos castelos do país“, sublinhou o autarca. “Conceição Alvim Ferraz tem igualmente sob a sua alçada o projeto de reabilitação da Igreja da Misericórdia., assumindo-o com enorme afinco e que, ultrapassados vários constrangimentos e momentos difíceis originados pelos recentes confinamentos, abriu portas à comunidade no dia 23 de julho“, acrescentou Emídio Sousa.

O autarca realçou a empreitada na Igreja da Misericórdia, apontando que “a prioridade foi dada ao culto católico“. Contudo, neste local haverá também um espaço museológico e ainda formação na área do turismo, gastronomia e restauro. “O seu valioso e distinto trabalho em prol das comunidades Santamariana, com um contributo inquestionável no prestígio e divulgação de Santa Maria da Feira, nomeadamente no setor da cultural“, justificam a atribuição da distinção, acrescentou o edil.

“Mulher com um percurso pessoal e profissional notável“, Conceição Alvim Ferraz nasceu a 17 de fevereiro de 1947 em Santa Maria da Feira. Conceição Alvim Ferraz é casada com Miguel Ferraz, médico de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira. Tem duas filhas e quatro netos. “Do seu percurso académico constam o Curso Superior de Piano, iniciado na Academia de Música da Feira e concluído no Conservatório de Música do Porto, a Licenciatura e Doutoramento em Engenharia Química, foi professora da FEUP, diretora técnica da Comissão de Gestão do Ar da Área Metropolitana do Porto e diretora geral do Centro Tecnológico da Cortiça“, realçou Emídio Sousa.

Atualmente, Conceição Alvim Ferraz está aposentada das atividades letivas mas é ainda Professora Convidada da FEUP e da Universidade Agostinho Neto de Luanda. É perita da Basel, Rotterdam and Stockholm Conventions (United Nations Environment Programme) e perita da Comissão Europeia para revisão e acompanhamento de Projetos de Investigação Europeus na área da proteção ambiental. É autora de mais de 400 publicações técnico-científicas, das quais mais de 130 em revistas internacionais com arbitragem científica.

Fotografias: Direitos Reservados