IV Ciclo de Marionetas ‘Fora dos Eixos’ é o “mais internacional de sempre”

IV Ciclo de Marionetas ‘Fora dos Eixos’ é o “mais internacional de sempre”

Os 21 anos de experiência enquanto marionetista são o ponto de partida para a conversa com o brandoense Rui Sousa, que aborda, a fundo, o IV Ciclo de Marionetas Fora dos Eixos. A pandemia, no ano passado, fez com que o ‘Eixos’ saísse, de certa forma, do trilho que estava a ser seguido, mas a edição de 2021 promete. Será “a mais internacional de sempre”, diz Rui Sousa. Conta com seis companhias nacionais e internacionais que vão proporcionar ao público nove espetáculos, percorrendo cinco freguesias do concelho – Paços de Brandão, Guisande, Sanfins, Vila Maior e S. Paio de Oleiros.

“Vai ser uma epopeia engraçada, vamos andar de freguesia em freguesia”, descreve o marionetista Rui Sousa, destacando que este será “o cartaz mais internacional de sempre” e, também, “o mais diversificado”. O responsável destaca que o ciclo de marionetas terá reunidas todas as condições de segurança. “Acho que as pessoas não devem ter medo de estar ali, só entra quem está inscrito, seguimos todas as regras e mais algumas”, salienta Rui Sousa, apontando que as companhias presentes merecem “um aplauso confortável” do público.

Numa conversa em que abordamos também o percurso do marionetista, Rui Sousa aponta que a pandemia veio empurrar o ciclo de marionetas “para o ano zero. “O Eixos tinha tudo para, no terceiro ano, haver aquele boom, mas a pandemia empurrou-nos para o ano zero”, lamenta, salientando que esta é a segunda edição em que a iniciativa não chega às escolas. “A ida às escolas dava dimensão ao eixos. Além da programação tínhamos um dia no Cineteatro para as escolas e visitávamos as que não conseguiam estar presentes. Essas crianças é que depois lançavam a sementinha em casa para virem ao Eixos”, contextualiza.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Foto: Direitos Reservados