Programa ‘Reativar Desporto’ tem candidaturas abertas até 16 de agosto e FPF e AFA ajudam clubes a solicitar apoio

Programa ‘Reativar Desporto’ tem candidaturas abertas até 16 de agosto e FPF e AFA ajudam clubes a solicitar apoio

Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro, salientou a importância desta verba, disponibilizada pelo Governo através do IPDJ, numa entrevista recente à Sintonia. “É importante que os clubes possam receber este apoio que é devido há muitos meses”, destacou, apontando que este é o primeiro apoio vindo do Estado central para apoiar o desporto amador.

Com o objetivo de minimizar as perdas económicas dos clubes desportivos devido à pandemia de Covid-19, o Governo, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, lançou o programa “Reativar Desporto”. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) procura auxiliar os clubes a candidatarem-se, até 16 de agosto, aos fundos que serão disponibilizados pelo programa.

Em estreita colaboração com as Associações Distritais e Regionais, que estão a coordenar a ligação com os respetivos clubes, a FPF tem levado a cabo várias ações de sensibilização para a importância deste apoio e disponibiliza um guia e simulador para explicar os compromissos burocráticos.

O valor máximo a receber por cada atleta (em todas as modalidades) pode ir até 50 euros (a fundo perdido), sendo que, no total, estão disponíveis quase 8 milhões de euros para o futebol.

A intenção do Governo é disponibilizar os montantes em causa no mais curto espaço de tempo possível, tendo em conta a situação difícil em que o desporto se encontra e que o início de época é um período particularmente exigente para todos os clubes.

O presidente da Associação de Futebol de Aveiro, Arménio Pinho, esteve recentemente nos estúdios da Sintonia onde abordou esta temática, salientando que a AFA está a prestar todo o apoio aos clubes para que possam usufruir destas verbas. Pode ouvir a entrevista aqui.