939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Dezembro 7, 2024
AtualidadeCulturaDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

Mosquito Virtual sobe ao palco do First Play esta quinta-feira

20visualizações

A banda feirense Mosquito Virtual sobe ao palco do First Play na próxima quinta-feira, dia 22 de julho, às 17h30. Tiago Enrique e Daniel Gonçalves, elementos da banda, estiveram nos estúdios da Sintonia, assim como Daniel Vilar, da organização, e António Valdemar, presidente da Junta de Freguesia de Fiães.

Mosquito Virtual nasceu em contexto pandémico e parte do nome da banda revela isso mesmo. Os primeiros ensaios, contam Daniel e Tiago, começaram por ser em modo virtual e a primeira vez que se juntaram foi já para gravar o primeiro tema ‘Abacate’. “Quando tivemos as primeiras experiências foi unânime perceber que havia qualidade e havia ali alguma matéria para ser mostrada aos amigos. Quando está a nascer uma banda, é tudo escuro no sentido estético“, conta a banda Mosquito Virtual, revelando que o processo de construção foi de “liberdade total”.

A presença no First Play – projeto que dá palco a bandas emergentes do concelho – foi um processo natural. “Acabamos por concorrer graças à publicidade que foi feita. Achámos que, além de ser uma iniciativa de louvar para os músicos e bandas de Santa Maria da Feira, era uma boa oportunidade para dar a conhecer aquilo que estamos a fazer“, realçam, destacando que o projeto First Play “é muito mais do que um concerto”, englobando “muitas outras áreas”.

Daniel Vilar explica em que consiste o projeto First Play, que nasce do Primário – “um espaço pedagógico do pelouro da Educação que tem como principal finalidade ativar as comunidades, ativar o pensamento e ativar formas criativas de sermos melhores educadores e sermos melhores aprendizes”. “O First Play surge como projeto exploratório e uma forma diferente de trazer mundo à escola”, começa por dizer. Daniel Vilar aponta que o objetivo é mostrar “que música de faz em Santa Maria da Feira” ao mesmo tempo em que se capacitam bandas e artistas. O projeto, admite, surge “como primeiro concerto para alguns artistas”, mas não basta apenas tocar. “É preciso aprender mais e assim surgiram as One Take Sessions“, revela, um projeto que capacita artistas e lhes dá ferramentas para outras áreas da música, como produção e agenciamento ou criação de conteúdos para plataformas de comunicação.

Também presente na entrevista esteve o presidente da Junta de Freguesia de Fiães, António Valdemar, que destacou a importância do projeto Primário. “É um espaço de todos e para todos. Qualquer presidente de junta gostava de ter este espaço na sua terra”, afirmou o autarca.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Leave a Response