939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Novembro 21, 2024
AtualidadeDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosSociedade

“A escola esteve sempre pronta para ajudar e com um acompanhamento muito próximo”

12visualizações
Guiomar Silva, diretora do Agrupamento de Escolas de Arrifana, em entrevista na Sintonia

Este foi um ano escolar de desafios, “flexibilidade mental” e “reinvenção” constante. É assim que Guiomar Silva, diretora do Agrupamento de Escolas de Arrifana, descreve o ano letivo 2020/2021, marcado pela pandemia da Covid-19. Apesar dos muitos desafios que foi preciso superar, a diretora realça o espírito de colaboração de toda a comunidade educativa ao longo deste ano letivo. “A escola esteve sempre pronta para ajudar e com um acompanhamento muito próximo”, revela aos microfones da Sintonia.

A diretora do Agrupamento de Escolas de Arrifana faz um balanço positivo do ano escolar, apesar de reconhecer as dificuldades e os desafios que estão ainda para vir. “Estamos todos de parabéns e a própria comunidade foi uma comunidade colaborante. As escolas responderam claramente aos desafios e ao desconhecido”, considera Guiomar Silva. “Foi um ano de flexibilidade mental, tínhamos que nos reinventar todos os dias para solucionarmos o problema daquele aluno ou aquela situação… Tivemos pais que nos deram os parabéns. A escola esteve sempre pronta para ajudar e com um acompanhamento muito próximo”, descreve.

O agrupamento foi ativo na identificação de dificuldades e na procura de soluções, destaca a responsável, mas este é também um ano de perdas no ensino. “O sucesso dos alunos dependeu muito das condições familiares que tinham”, diz a diretora, revelando que 53 por cento dos alunos do agrupamento “são subsidiados”. “Isto significa que têm carências económicas e associado a essas carências está o baixo nível de qualificações, logo uma maior dificuldade no acompanhamento dos alunos e essa dificuldade tornou-se mais evidente para esses alunos”, afirma a diretora, que acredita que a pandemia veio “acentuar as desigualdades no ensino”.

Na entrevista, foi ainda abordada a preparação do novo ano escolar, que tem como grande preocupação a recuperação de aprendizagens, mas também o regresso a “alguma normalidade”. Na área do ensino profissional, o Agrupamento volta a ter o Curso de Técnico da Juventude.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista Agrupamento de Escolas de Arrifana – Parte 1
Entrevista Agrupamento de Escolas de Arrifana – Parte 2

Leave a Response