Candidatura UNESCO para Cidade Criativa da Gastronomia acolhida com sucesso

Candidatura UNESCO para Cidade Criativa da Gastronomia acolhida com sucesso

A candidatura do Município de Santa Maria da Feira à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Gastronomia, recebeu o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e encontra-se agora na fase de avaliação internacional. Os resultados serão anunciados no início de novembro.

Na carta de apoio à nomeação de Santa Maria da Feira como Cidade Criativa da Gastronomia, a Comissão Nacional da UNESCO refere que o território “tem vindo a desenvolver o setor da criatividade e da gastronomia, disponibilizando infraestruturas e disseminando as melhores práticas e o saber-fazer, reforçando a sua identidade gastronómica e garantindo um equilíbrio adequado e equitativo entre a preservação da tradição e a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento”.

A candidatura de Santa Maria da Feira conta com a parceria da Faculdade de Ciências da Nutrição da UP, ARESHP, AGAVI, Santa Casa da Misericórdia da Feira e Rosto Solidário ONG, entidades que vão apoiar a implementação do plano de ação, assente em seis eixos estratégicos: educação alimentar e nutricional; investigação do património gastronómico; formação e capacitação de profissionais e amadores; fomento de parcerias entre diferentes áreas criativas; cooperação em eventos e intercâmbios internacionais; e comunicação e sensibilização.

O plano prevê a implementação de três ações nacionais concretas: Programa Concelhio de Comida Saudável e Sustentável; Hub de Investigação, Salvaguarda, Proteção e Transmissão do Património Gastronómico; e Filme Documental sobre o pão doce de Santa Maria da Feira.

São igualmente três as ações internacionais a realizar: Conferência Internacional “Food 4 Thought”, em 2025; Programa de Intercâmbios “Diversity FOOD”; e TemperART – Open Call Internacional para Residências Artísticas.

O vereador do Pelouro da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus, Gil Ferreira, explica que “o programa estratégico da candidatura associado ao património gastronómico de Santa Maria da Feira e da região de Entre Douro e Vouga pretende sobretudo promover uma mudança de atitudes na sociedade, no entrecruzamento das dimensões saúde e alimentação, tendo como âncora os valores da sustentabilidade e da autenticidade.”

A chancela UNESCO será determinante para o reconhecimento, afirmação e solidez deste projeto, mas a estratégia municipal de valorização do património gastronómico da região continuará no centro dos planos locais, nacionais e internacionais de desenvolvimento, independentemente do resultado a anunciar em novembro.

“A gastronomia, associada à nossa experiência de mais de duas décadas na área da cultura e criatividade, tem um enorme potencial na promoção do destino Santa Maria da Feira e na revitalização do setor do Turismo, um dos mais fustigados pela pandemia”, sublinha o presidente da Câmara Emídio Sousa.

“A nossa expectativa é, também nesta área, alavancarmos um círculo virtuoso de desenvolvimento, com a criação de postos de trabalho, requalificação do património e animação dos principais ativos naturais e culturais do concelho, potenciando toda a cadeia de valor económica e criativa”, reforça o autarca.

» Link de acesso ao vídeo “Encruzilhada de Sabores”: www.cm-feira.pt/encruzilhada-de-sabores/video.