939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Agosto 6, 2026
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Volta a Portugal: Johansen é o primeiro líder, Feirense-Beeceler cumpre objetivos no prólogo

O melhor representante da formação de Santa Maria da Feira foi Abner González, que terminou na 31ª posição. Foto: DR
78visualizações

O dinamarquês Julius Johansen (UAE Emirates) venceu, esta quarta-feira, o prólogo da 87ª Volta a Portugal em bicicleta e tornou-se o primeiro camisola amarela da edição deste ano.

O corredor cumpriu os 6,5 quilómetros do contrarrelógio inaugural, disputado em Lisboa, em 7 minutos e 12 segundos, menos quatro do que o português Rui Oliveira, seu companheiro de equipa. O vice-campeão nacional de contrarrelógio, Rafael Reis, foi terceiro classificado, enquanto o bicampeão da Volta, Artem Nych (Anicolor-Campicarn), terminou na quinta posição.

Feirense-Beeceler estreia-se sem percalços

A Feirense-Beeceler fez um balanço positivo da jornada inaugural, destacando que toda a equipa concluiu o prólogo “sem percalços” e com todos os corredores a atravessarem a meta em segurança.

O melhor representante da formação de Santa Maria da Feira foi Abner González, que terminou na 31ª posição. Seguiram-se Viacheslav Ivanov, em 47º lugar, Pedro Andrade (79º), Harrison Wood (83º), Francisco Pereira (87º), Fábio Oliveira (99º) e Alexandre Montez (102º).

A equipa considera cumprido o objetivo para esta primeira jornada e centra agora atenções na primeira etapa em linha da prova.

Primeira etapa promete primeiras diferenças

A primeira etapa da Volta a Portugal realiza-se esta quinta-feira e liga Lourinhã a Queluz, no concelho de Sintra, numa tirada de 157,1 quilómetros.

A partida está marcada para as 13h35. O percurso inclui uma meta volante em Silveira, dois sprints intermédios junto ao Palácio Nacional de Mafra e reserva as maiores dificuldades para os últimos 50 quilómetros, com duas contagens de montanha de terceira categoria, em Montelavar e São Pedro de Sintra.

Os derradeiros quilómetros poderão favorecer ataques dos candidatos à classificação geral e provocar as primeiras diferenças na corrida, embora também seja possível uma chegada ao sprint num grupo reduzido. Rui Oliveira, segundo da geral a apenas quatro segundos de Julius Johansen, surge como um dos corredores que poderá discutir a vitória na etapa e até assumir a liderança da Volta.

Leave a Response