939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Novembro 21, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosVídeos

Música e humor prometem marcar estreia televisiva da Malta da Eira no “Estrelas ao Sábado”

89visualizações

A Malta da Eira leva o nome de Lourosa à televisão nacional, estreando-se no programa ‘Estrelas ao Sábado‘, da RTP 1, com a receita que tem cativado plateias: música, humor e interação com o público. A estreia televisiva é, por si só, uma conquista, mas o grupo composto por João Fernandes, Rosário Pinheiro, Adão Pinho e Almiro Rocha promete dar tudo para ir o mais longe possível na competição. 

Formado por João Fernandes, Rosário Pinheiro, Adão Pinho e Almiro Rocha, o coletivo caracteriza-se não apenas pela componente musical, mas também pela forte interação com o público e pelo espaço que dá ao improviso. “Nós dizemos que somos uma tertúlia de amigos para amigos, é o nosso lema e animar a malta. É evidente que é musical, mas temos muita interação com o público, é mesmo uma tertúlia, nem estamos muito formais. Falamos com as pessoas e elas ficam logo à vontade e interagem connosco. Têm sido de facto umas experiências excecionais e com isso divertimo-nos e vimos de coração cheio, porque vemos as pessoas satisfeitas”, descreve João Fernandes, também presidente do Grupo Cénico de Lourosa.

Almiro Rocha sublinha que a essência da Malta da Eira assenta na amizade e no prazer de cantar. “Somos amigos que gostam de cantar e tocar e que levam disto o seu modo de vida… nestas idades que uma pessoa deixa de trabalhar e tem de ter um passatempo – é bom, dá saúde e alegria”, resume.

A par da música, o humor é presença assídua nos espetáculos, como destaca Adão Pinho. “Se calhar eu sou o mais palhaço deles todos (risos). Pelo meio conto umas anedotas e o público anima-se. Temos músicas conhecidas, toda gente participa e no final toda a gente sai satisfeita. Sai o público e saímos nós por vermos a participação e que o público gosta do espetáculo, daquilo que veem. É espantoso”, afirma.

A variedade de públicos é também uma preocupação constante, explica Rosário Pinheiro, o membro mais jovem do coletivo. “Temos músicas tradicionais, músicas mais antigas, mais recentes. Tentamos ter um repertório que represente um bocadinho cada pessoa que esteja no público, porque assim todos conseguirão identificar-se com o espetáculo… não temos um repertório para cada espetáculo fixo, vamos vendo consoante a energia do público se cantamos mais uma e quais escolhemos… é o momento que decide”, refere.

A estreia televisiva, marcada para este sábado às 14h30, representa a concretização de um sonho que começou há cerca de um ano, quando submeteram a candidatura ao programa. Para João Fernandes, a experiência já é, por si só, uma conquista. “Se ficarmos pela primeira fase já é muito bom. Agora se me perguntar, claro que vamos fazer tudo por tudo para passar à próxima fase. Se não passarmos, porque às vezes a concorrência é forte e é boa, já está o objetivo cumprido, já é uma mais valia, porque é uma visibilidade e uma experiência únicas”, afirma.

O grupo apresentará um tema original, composto por Adão Pinho, uma aposta que coincide com a valorização de inéditos por parte do júri. “Vai ser uma experiência muito bonita, uma experiência nova. Vou apresentar um tema meu… Fico muito feliz porque vou mostrar uma coisa que é minha, do grupo… a partir daí iremos dar o nosso melhor, espero que os nervos não incomodem ninguém”, diz o autor, entre risos.

A presença da Malta da Eira na RTP1 contará com o acompanhamento do presidente da Junta de Lourosa, Miguel Silva. João Fernandes apela à mobilização da comunidade, lembrando o impacto que a participação televisiva poderá ter na visibilidade da freguesia e do concelho. “Apoiem-nos, é bom para nós, é bom para o Grupo Cénico, é bom para a cidade de Lourosa e para o concelho de Santa Maria da Feira. Nas nossas deslocações, referimos que vimos de Lourosa, mas falamos também sempre do concelho, porque há muitas ‘Lourosas’ por aí. Para a região, esta participação também é importante”, frisa.

O programa Estrelas ao Sábado celebra o talento e as raízes da música popular portuguesa. Conduzido por Isabel Silva, o programa dá palco a concorrentes que interpretam temas inéditos ou novas versões de músicas conhecidas, competindo pelo primeiro lugar. Todas as semanas, o júri — António Sala, Mónica Sintra e CC, acompanhado por um convidado especial — avalia as atuações, mas o público também tem um papel decisivo na escolha de quem continua em competição.

Aos 75 anos de vida, Grupo Cénico de Lourosa vive momento “extraordinário”

A estreia televisiva surge num ano que João Fernandes classifica como “extraordinário” para o Grupo Cénico de Lourosa, que celebrou em março 75 anos de atividade. A associação lançou um livro comemorativo, apresentou no Cineteatro António Lamoso a peça Rato de Hotel e percorreu diversos palcos pelo país.

Para a Malta da Eira, um dos momentos mais marcantes aconteceu no início do ano, com o convite para atuar na ala de Cuidados Intensivos do Hospital S. Sebastião. Uma experiência que o dirigente considera inesquecível e que o grupo está disponível para repetir.

O futuro reserva novos desafios, nomeadamente a organização de mais uma edição do Mês do Teatro, prevista para março do próximo ano. Um dos pontos altos será a estreia da comédia O Gato, na noite de Domingo de Páscoa, seguindo a tradição da coletividade cuja identidade, sublinha João Fernandes, é “fazer rir e e espalhar a boa disposição”.

Pode rever a entrevista na íntegra aqui:

Leave a Response