939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Novembro 20, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

Espétaculo de 220 drones é a grande novidade de Perlim

139visualizações

A programação de Natal em Santa Maria da Feira arranca a 28 de novembro e traz como grande novidade um espetáculo de 220 drones, integrado no parque temático Perlim, que este ano conta com um orçamento global de 1,1 milhões de euros.

A Câmara Municipal confirmou à agência Lusa que o espetáculo, a 80 metros de altura, estreia às 21h45 do dia 28 e será apresentado diariamente no fecho de cada sessão de Perlim, sempre às 19h45, até 30 de dezembro. O parque funcionará durante 20 dias não consecutivos.

A performance aérea, intitulada “Onde nasce a estrela de Natal”, será apresentada junto à Casa do Moinho, nas margens do rio Cáster. Segundo fonte oficial da autarquia, citada pela Lusa, o espetáculo reúne “animações exclusivas com iluminação LED de última geração e uma narrativa visual pensada para surpreender e envolver o público”.

A mesma fonte destaca ainda que os 12 minutos de coreografia luminosa representam “uma alternativa moderna aos fogos de artifício, sustentável e silenciosa, sem resíduos nem poluição sonora”. A realização de 21 apresentações consecutivas permitirá, segundo o município, “bater o recorde nacional de shows consecutivos, demonstrando capacidade técnica e fiabilidade operacional”.

Com narração de Catarina Furtado, o espetáculo foi contratado pela Feira Viva à empresa Skynigma, num valor total de 250 mil euros, dos quais 25% são suportados pela estrutura municipal, sendo o restante financiado por patrocinadores.

Perlim ocupa 60 mil metros quadrados e mobiliza 350 pessoas por dia

Do orçamento total, 1,037 milhões de euros destinam-se a cenários, espetáculos e atividades da Quinta do Castelo e do Castelo da Feira, além da pista de gelo e do circo instalados junto ao rio Cáster. No total, o parque ocupará cerca de 60 mil metros quadrados e envolverá diariamente cerca de 350 técnicos, profissionais e comerciantes.

O programa inclui ainda a Parada de Natal (uma novidade da edição de 2024), que desfila pelo centro histórico da cidade aos sábados, feriados e nos dias 22 e 23, a partir das 12h30, e o Mercado de Natal, instalado no Rossio com 42 bancas de artesanato, gastronomia e produtos regionais.

O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira também se junta à animação, funcionando em modo complementar ao parque às sextas, sábados e domingos, com programação especial no dia 28.

A autarquia estima “um impacto económico superior a cinco milhões de euros no território”, atendendo à expectativa de 100 mil visitantes, sobretudo portugueses e espanhóis.

Com o lema “Cabeça na Lua, pés em Perlim”, a 17.ª edição do Parque Temático de Natal traz novidades que prometem encantar, tanto na programação como na reorganização do espaço. O evento aposta ainda no reforço de atividades educativas e pedagógicas, com especial atenção à comunidade escolar. É o caso da presença do psicólogo Eduardo Sá durante a realização de Perlim. No dia 6 de dezembro, o auditório do Cineteatro António Lamoso acolhe uma conversa aberta e descomprometida com o mote “Tempo sem Relógio”. Conduzida pela jornalista Fátima Faria, a conversa com Eduardo Sá vai abordar temas como o tempo de qualidade e a importância de brincar, lembrando os seus impactos reais no desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças, e no bem-estar das famílias.

Iluminação de Natal reforçada

A decoração festiva no concelho representa este ano um investimento de 154 mil euros, no âmbito do contrato trianual iniciado em 2023. O montante é superior em cerca de 30 mil euros ao do ano passado, devido a novas estruturas e apontamentos decorativos.

Alguns dos elementos mais emblemáticos deste ano incluem uma árvore de Natal visitável com 16 metros, na Praça Gaspar Moreira, um coração luminoso de 10 metros na rotunda do Hospital São Sebastião, com balancés e pontos de fotografia, um túnel de luz no parque das Termas de São Jorge, nas Caldas, e um ecrã gigante no Porto Carvoeiro, em Canedo.

Leave a Response