1,9 milhões de euros para promover o bem-estar e o sucesso escolar

O Município de Santa Maria da Feira viu aprovada a candidatura Click – Literacias para o Mundo pelo programa Norte2030, num investimento total de 1.901.736,97 euros, com uma taxa de financiamento de 84,97%. O projeto, que decorre de 2 de maio de 2025 a 31 de dezembro de 2028, pretende reforçar a coesão educativa e social do concelho, promovendo o bem-estar, a inclusão e o sucesso escolar desde a infância.
Integrado no Plano Estratégico Educativo Municipal 2030, amplamente debatido com a comunidade educativa, o projeto Click aposta numa intervenção multidisciplinar. Uma equipa de psicólogos, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais trabalhará em estreita colaboração com as Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAE) dos nove agrupamentos de escolas do concelho. O foco será a inclusão escolar e o acompanhamento de crianças com necessidades específicas de aprendizagem ou dificuldades emocionais, através de atividades que promovem autoconhecimento, autorregulação emocional, empatia e competências socioemocionais.
O projeto também reforça hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, alinhados com o reconhecimento de Santa Maria da Feira como Cidade Criativa da UNESCO na Gastronomia. Serão realizadas ações de capacitação e sensibilização para alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, incluindo workshops, sessões educativas e atividades práticas que incentivam escolhas alimentares conscientes e equilibradas.
Além disso, Click aposta na literacia para a inclusão e no sucesso escolar, com especial atenção ao desenvolvimento de competências cognitivas e não cognitivas de crianças em idade pré-escolar. Educadores e famílias serão capacitados para apoiar o percurso educativo, enquanto se identificam áreas de melhoria e se estimulam funções executivas essenciais à aprendizagem.
“Com o projeto CLICK – Literacias para o Mundo, Santa Maria da Feira reforça o compromisso com uma educação inclusiva, inovadora e promotora do bem-estar. Este é um investimento nas nossas crianças, nas suas famílias e no futuro do território”, sublinha Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.








