939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quarta-feira, Novembro 5, 2025
AtualidadeDestaquesEmpresasNotíciasRegistosSociedade

MercaFeira volta ao Europarque com 57 marcas locais para descobrir

163visualizações

O Europarque volta a receber, este fim de semana, uma nova edição do MercaFeira, evento promovido pela AEF – Associação Empresarial da Feira, dedicado à valorização do comércio tradicional. A iniciativa, com entrada gratuita e estacionamento livre, decorre sábado, das 15h00 às 20h00, e domingo, das 10h00 às 20h00, reunindo 57 expositores de Santa Maria da Feira e da região.

O presidente da AEF, Alferes Pereira, sublinha que o MercaFeira é “um mercadinho com o que de melhor se faz e vende por Santa Maria da Feira e arredores”, ocupando cerca de 1.000 metros quadrados do centro de congressos. Inserido num espaço envolvido por áreas verdes, lago e zonas de lazer, o evento proporciona também momentos de descanso em família entre uma compra e outra.

No MercaFeira será possível encontrar uma grande diversidade de produtos, incluindo vestuário, calçado, marroquinaria, bijuteria, joalharia, artesanato, brinquedos, decoração e artigos de beleza e bem-estar. A oferta estende-se ainda à alimentação, com chás, doces regionais, gelados, licores, frutas e legumes, para além de stands dedicados a cristais e pedras naturais. O programa integra ainda performances da academia Creative Move e da escola de dança MADE.

Para Alferes Pereira, o evento cumpre uma dupla missão: dar visibilidade a pequenos negócios, muitas vezes pouco conhecidos, e incentivar o consumo local. “Em primeiro lugar, o MercaFeira é uma mostra do nosso pequeno comércio, reunindo num único local vários negócios que não são conhecidos pela generalidade da população do concelho e que oferecem produtos e serviços de grande nível, numa excelente relação qualidade-preço – e que, muitas vezes por puro preconceito, o consumidor vai procurar nos grandes centros comerciais, iludido de que aí encontrará melhor ou mais barato“, começa por afirmar Alferes Pereira. “Em segundo lugar, esta iniciativa é também uma oportunidade para a população da Feira, da região de Aveiro e do Grande Porto visitar o que se pode descrever como ‘um mini shopping temporário’, que é sempre diferente em cada edição, dá a conhecer muitos negócios novos e apresenta durante dois dias preços sempre especiais, mais vantajosos do que os habitualmente praticados nas lojas – e tudo num ambiente muito agradável, acolhedor, em que se encontra sempre alguém conhecido para trocar opiniões sobre as compras e conviver em bocado, entre um petisco e o outro“, realça o presidente da AEF.

Além disso, acrescenta, o evento assume-se como um gesto de consciencialização económica. “Se as pessoas se queixam que as grandes marcas manipulam os preços, fazem cartelização e retêm a maior parte dos lucros sem compensar devidamente os fabricantes e produtores, o MercaFeira é uma oportunidade para combater isso, demonstrando apoio ao comércio próximo, pessoal, de gente que podemos mesmo conhecer“, explica. “Comprar localmente é ajudar quem é de cá – é escolher com inteligência e com justiça”, conclui.

Leave a Response