Prémio Manuel Laranjeira distingue futebolista Samuel Silva

O Prémio Manuel Laranjeira de 2025 vai distinguir Samuel Silva, jogador do Vitória Sport Clube, numa sessão pública, no próximo dia 5 de julho, pelas 17 horas, no salão Nobre da Junta de Freguesia de Mozelos. O galardão é atribuído ao mozelense “pelo mérito da sua capacidade desportiva, pelo seu trabalho social no domínio do associativismo juvenil, pelos valores de humanidade e generosidade que o caracterizam”.
O Prémio Manuel Laranjeira, organizado pelo Grupo de Dinamização Cultural de Mozelos em parceria com a Junta de Freguesia desde 1990, tem como objetivos “contribuir para as comemorações da elevação de Mozelos a Vila, distinguir uma personalidade na área da cultura, das artes, do desporto e ação social, bem como manter viva a memória do escritor Manuel Laranjeira“.
O júri independente, responsável pela nomeação do Prémio Manuel Laranjeira, decidiu atribuir a distinção deste ano, na área do desporto, a Fábio Samuel Amorim Silva, jogador de futebol do Vitória SC, natural e residente em Mozelos, “pelo mérito da sua capacidade desportiva, pelo seu trabalho social no domínio do associativismo juvenil, pelos valores de humanidade e generosidade que o caracterizam“, refere o GDC Mozelos em nota de imprensa.
“A capacidade desportiva deste jovem jogador do futebol profissional começou a ser reconhecida aos oito anos de idade no Clube Desportivo de Paços de Brandão, de onde passou para a Escola de Futebol do FC Porto. O atleta integrou a equipa principal do Boavista, jogou no Fafe e no Espinho, atingindo um maior reconhecimento de nível nacional no Vizela e mais recentemente no Vitória SC. Em Mozelos é um dos principais dinamizadores do Torneio de Futebol Infantil “Santa Catarina”, que envolve as crianças das escolas do primeiro ciclo de Mozelos e onde se distingue ainda como dirigente associativo juvenil.
“Pelo seu testemunho de vida inspirador, pela sua capacidade, pela generosidade e pelo entusiasmo com que se dedicou à promoção do desporto e da confraternização entre os mais jovens, Fábio Samuel Amorim Silva será distinguido no dia 5 de julho, sábado, pelas 17 horas, no salão nobre da Junta de Freguesia de Mozelos, com o Prémio Manuel Laranjeira 2025 e terá o seu nome inscrito no memorial dos que foram distinguidos em Mozelos, com o Prémio Manuel Laranjeira“, salienta a coletividade.
Este prémio está associado às comemorações do 36º aniversário da elevação de Mozelos a vila, é organizado pelo GDCM em parceria com a Junta de Freguesia de Mozelos e tem o apoio da Câmara Municipal e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.
A decisão sobre a escolha da personalidade a distinguir com o Prémio Manuel Laranjeira é da competência de um júri independente, que este ano atribuiu a distinção à área do desporto, seguindo o critério de rotatividade das quatro áreas temáticas, que distinguiu em 2024 o professor e escultor Vítor Resende, pela sua capacidade artística, em 2023 a Professora Isabel Leite, pela sua dedicação à cultura e ao ensino, em 2022 Manuela Coelho pela sua dedicação à ação social, em 2021 Joaquim Bernardes na área do desporto automóvel, em 2020 o jovem Pedro Pereira na área da arte musical.
Desde 1990, o GDC Mozelos distinguiu com o Prémio Manuel Laranjeira 36 importantes personalidades do Concelho de Santa Maria da Feira: na área da cultura – escritores como Antero Monteiro e Orlando da Silva, entre outros dramaturgos e ativistas culturais; na área das artes – artistas como António Joaquim e Vítor Resende, entre outros atores, músicos e artesãos; na área do desporto – futebolistas como Ruben Neves e “Samu”, entre outros atletas, treinadores, monitores de atletismo, natação e o piloto campeão de ralis; na área da ação social – autarcas, como Alfredo Henrique, Pinho Ferreira, Jorge Ferreira, agentes sociais como Manuela Coelho entre outros pedagogos e beneméritos.
“Este ano será distinguido mais um jovem com um testemunho de vida exemplar e inspirador, numa sessão pública presidida pelos representantes do poder local e do associativismo concelhio e distrital, entre outros representantes das forças vivas locais“, conclui a associação.