939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Maio 29, 2025
AtualidadeNotíciasPolíticaRegistos

Costa Amorim é mandatário da candidatura autárquica do PS

182visualizações

Reconhecido como uma das figuras mais marcantes da história democrática do concelho, Elísio Costa Amorim é fundador do Partido Socialista em Santa Maria da Feira, militante desde 1975 e um “verdadeiro símbolo de integridade, visão e compromisso com o bem comum”, refere a concelhia socialista. 

Elísio Costa Amorim é o mandatário da candidatura autárquica do PS em Santa Maria da Feira e foi apresentado publicamente na passada quinta-feira, na Quintinha dos Casais, em Rio Meão. Em nota de imprensa, a concelhia do PS de Santa Maria da Feira, destaca-lhe o percurso político – vereador por três mandatos e presidente da Comissão Política Concelhia – mas também a “sua capacidade de antecipar o futuro e apresentar soluções estruturais que permanecem atuais”. O PS recorda, a título de exemplo, que Costa Amorim foi “um dos primeiros defensores da chegada do Metro a Santa Maria da Feira, proposta que apresentou há mais de 20 anos como uma prioridade de mobilidade sustentável e desenvolvimento urbano“. Da mesma forma, “impulsionou o planeamento de Zonas Industriais com projeção de futuro e criação de emprego, numa estratégia de crescimento económico que o tempo veio confirmar como essencial, mas que permanecem por concretizar“.

Esta visão estratégica de médio e longo prazo, aliada a um profundo conhecimento do território e das suas necessidades, faz de Elísio da Costa Amorim uma referência inquestionável para todos aqueles que acreditam num concelho mais moderno, coeso e competitivo“, afirma o PS.

O Dr. Costa Amorim é um exemplo de coragem, inteligência e visão. Representa os melhores valores do Partido Socialista e da nossa terra. A sua experiência, o seu pensamento estratégico e o seu compromisso com o serviço público são uma inspiração para mim e para toda a equipa que lidero. É uma honra enorme tê-lo ao nosso lado nesta caminhada”, afirmou Márcio Correia, candidato do PS à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

No plano profissional, é advogado desde 1979, com escritório sempre sediado em Santa Maria da Feira. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1977) e pós-graduado em Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros. Foi também docente e integrou órgãos pedagógicos no ensino secundário.

Foi deputado à Assembleia da República (2005–2009) e membro dos Conselhos Geral e Superior da Ordem dos Advogados durante cinco mandatos (2009–2022). No associativismo, ocupou cargos relevantes no desporto, incluindo o Lusitânia FC Lourosa, a Associação de Futebol de Aveiro, a Federação Portuguesa de Futebol e o Tribunal Arbitral do Desporto.

A nível internacional, representa há mais de uma década a associação “Juristas de Excelência Jurídica”, com sede no Brasil, e preside à Assembleia Geral da APDC – Associação Portuguesa de Direito do Consumo. Mantém ainda presença ativa no debate público como comentador no programa “Praça da República”, desde o ano 2000.

O seu percurso, marcado pelo serviço público e pela visão transformadora, é o reflexo dos valores que esta candidatura pretende afirmar: trabalho, competência e futuro para Santa Maria da Feira“, concluiu a concelhia.

Leave a Response