939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
AtualidadeDesportoNotíciasRegistos

Aveiro acolhe 1º Estágio Nacional de Arbitragem de Judo 2025

Estágio Nacional de Arbitragem realiza-se em Aveiro este sábado. Foto: DR
233visualizações

Regras para o novo ciclo Olímpico vão ser conhecidas em Aveiro, naquele que pode ser o mais concorrido Estágio Nacional de Arbitragem em Portugal.

No próximo sábado, dia 11 de janeiro, todos os caminhos do Judo Português vão dar ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro. Depois do sucesso que foi a organização de 2024, este ano Aveiro vai receber novamente o 1º Estágio Nacional de Arbitragem, de Judo, numa organização conjunta da FPJ – Federação Portuguesa de Judo e ADJA – Associação Distrital de Judo de Aveiro, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.

Neste estágio, que será um dos mais participados de sempre, vão ser conhecidas e explicadas as regras para o novo ciclo olímpico que agora se iniciam. São várias as alterações e novas interpretações a ser implementadas em 2025, o que leva a que muitos árbitros e treinadores se desloquem à cidade de Aveiro para ouvirem, pelo Conselho Nacional de Arbitragem, todas as novidades e explicações.

António da Costa, presidente da ADJA, sente que a afluência de tantos interessados “é fruto da excelente organização do ano passado. Também as condições disponibilizadas são de excelência, e isso é uma grande vantagem que temos”.

Para além de árbitros que são regularmente convocados pela FPJ para provas Nacionais e Internacionais, bem como treinadores, vai ser possível a participação de árbitros de Aveiro independentemente da categoria que possuam. “Acordamos com a FPJ que os nossos árbitros poderiam participar, independentemente da sua categoria. Isto só vem valorizar ainda mais a nossa arbitragem, dando a oportunidade de estarem presentes entre a elite nacional da arbitragem e aprenderem ainda mais”, referiu o dirigente.

Com a receção dos participantes agendada para as 9h30, o auditório vai ter a sua lotação quase totalmente atingida, já que se inscreveram mais de centena e meia de participantes, perspetivando-se, assim, que este seja um dos mais concorridos estágios de sempre. “É um estágio muito concorrido, até por todas as alterações que já se conhecem. Vamos ter árbitros e treinadores de alto nível presentes, fazendo de Aveiro, por um dia, Capital do Judo Português”.

Este será o primeiro grande evento de Judo que Aveiro e o distrito vão receber em 2025, estando também já fechado o Campeonato Nacional de Juvenis e Juvenis Equipas para o mês de Junho, aquela que é a prova mais participada do calendário nacional.

Leave a Response