Rosto Solidário lança campanha de recolha alimentar no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
A recolha decorre nos dias 19 e 20 de outubro, na Igreja dos Passionistas, em Santa Maria da Feira e tem outras formas disponíveis de contribuir. No âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a Rosto Solidário lança uma campanha de recolha alimentar para apoiar famílias em dificuldades.
A iniciativa decorre nos dias 19 e 20 de outubro, com o objetivo de combater a fome e a exclusão social, cuja gravidade voltou aos níveis pré-pandemia. Segundo dados recentes divulgados no relatório publicado em junho de 2024(*), mais de 2 milhões de pessoas em Portugal estão em risco de pobreza ou exclusão social, revertendo os progressos alcançados nos últimos anos.
Fazendo parte da sua área de intervenção de Apoio à Família e o seu apoio regular dos seus Bancos de Recursos, incluindo alimentar, a Rosto Solidário contribui há mais de 17 anos para a redução de situações de carência e para a melhoria das condições de vida de indivíduos/famílias no sentido da sua inclusão social.
Neste contexto, a Rosto Solidário convida a comunidade a participar na doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene, que serão depois distribuídos a famílias em situação de necessidade através de cabazes alimentares. Entre os produtos mais urgentes estão óleo, enlatados, açúcar, farinha, leite, bolachas, cereais para crianças e adultos, fraldas, e artigos de higiene pessoal.
Paulo Gomes Sousa, presidente da Rosto Solidário, destaca a importância desta iniciativa: “Num momento em que a pobreza atinge níveis preocupantes, é fundamental que todos se unam para ajudar quem mais precisa e garantir que famílias em dificuldades possam ter acesso ao básico.”
A campanha será realizada na Igreja dos Passionistas, em Santa Maria da Feira, mas terá também outras formas disponíveis de contribuir sem ser necessário deslocação. Nomeadamente, através da doação monetária por MBWay para o número 934 870 723.