939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Novembro 22, 2024
AtualidadeDestaquesNotíciasRegistosSociedade

Debate sobre efeitos dos acidentes de trabalho foi “vivo e muito participado”

13visualizações
Albano Santos, Luís Machado e António Silva discursaram no colóquio que decorreu na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira

Iniciativa dinamizada pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira, em parceria com a Associação Nacional de Deficientes Sinistrados no Trabalho (ANDST), juntou cerca de 50 pessoas no passado sábado.

O Colóquio/Debate sobre os efeitos dos acidentes de trabalho no trabalhador e no agregado familiar decorreu no passado sábado, dia 18 de fevereiro, na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira, traduzindo-se num momento “vivo e muito participado“, destaca António Silva, delegado da ANDST para o distrito de Aveiro e orador da iniciativa.

O Presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira, Albano Santos, abriu a sessão, dando as boas vindas aos presentes e agradecendo a disponibilidade dos representantes da ANDST para participarem na iniciativa.

Luís Machado, presidente da ANDST, fez uma breve referência à implantação nacional  da ANDST e à intervenção no apoio às vítimas de acidente de trabalho. O dirigente abordou também o estudo sobre os efeitos dos acidentes e doenças profissionais no trabalhador acidentado e no seu agregado familiar, assim como a intervenção política, tendo como objetivo alcançar mais e melhor justiça para as vítimas de acidente de trabalho e de doença profissional.

O representante da ANDST no Distrito de Aveiro, António Silva, fez uma apresentação sobre o conceito e o direito em acidentes de trabalho, abordando a proteção jurídica contida na Lei 98/2009, alguma jurisprudência citando alguns Acórdãos de Tribunais superiores. O orador do colóquio enunciou também o Decreto-lei 503/2009 sobre a proteção dos trabalhadores em funções públicas em caso de acidente ou de doença profissionais.

Seguiu-se, depois, um período de debate com muitas perguntas quer sobre a reparação do dano em acidente de trabalho, quer sobre as políticas de prevenção.

Estiveram presentes cerca de 50 pessoas no debate, entre as quais um Deputado à Assembleia da República e o Presidente da Associação Empresarial da Feira.

Leave a Response