939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistosSociedade

Museu de Lamas conquista um galardão e uma menção honrosa nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia 2022

16visualizações

Museu de Lamas venceu o prémio na categoria ‘Intervenção de Conservação e Restauro’ com o projeto “Restauro ao Vivo” e conquistou ainda uma menção honrosa na categoria ‘Exposição Temporária’ em virtude da exposição de fotografia ‘Living Among What’s Left Behind’ do fotojornalista Mário Cruz.

Numa cerimónia que teve lugar na passada sexta-feira, dia 27 de maio e nas instalações da Academia Militar, situada na Amadora, o Museu de Santa Maria de Lamas, representado pela diretora, Susana Ferreira, mereceu a atribuição de um Prémio e de uma Menção Honrosa na edição de 2022 dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia.

O museu estava nomeado em duas categorias: “Intervenção de Conservação e Restauro” com o projeto “Restauro ao vivo” (também ele beneficiário da Declaração de Interesse Cultural do Ministério da Cultura em 2021/2022, do apoio do PAC 2021 do Município de St.ª M.ª da Feira e do mecenato de algumas empresas da região, na sequência de uma campanha de apadrinhamento que o Museu lançou e que tem como padrinho honorário o Historiador Joel Cleto); e “Exposição Temporária”, em virtude da arrebatadora exposição de fotografia “Living Among What´s Left Behind”, do premiado fotojornalista Mário Cruz, e da envolvência criada para o efeito (uma co-produção do Museu e da Basqueiro Associação Cultural, que contou ainda com a colaboração de diferentes segmentos da comunidade local).

O “Restauro ao Vivo” acabou por vencer o Prémio APOM 2022 na categoria de “Intervenção de Conservação e Restauro” e a co-produção da inquietante exposição “Living Among What´s left behind” recebeu uma menção honrosa na categoria de “Exposição Temporária”.

Os Prémios e Menções Honrosas que a Associação Portuguesa de Museologia atribui anualmente – os galardões mais importantes do setor a nível nacional – têm o propósito de enaltecer e elevar publicamente a notoriedade do trabalho dos Museus portugueses (respetivos profissionais e parceiros), que mais se destacaram no último ano civil.

É, por isso, uma honra para o Museu de Lamas, sua equipa técnica, tutela e parceiros estratégicos, ver reconhecida a qualidade do trabalho árduo que tem sido realizado até à data, na tentativa de elevar ao mais alto patamar este equipamento cultural único no concelho de Santa Maria da Feira“, refere o Museu de Lamas em nota de imprensa.

Ao ser laureado, o Museu encara este acontecimento como um forte incentivo para dar continuidade à sua dinâmica diária e à tentativa de alcançar novos públicos“, acrescenta.

O Museu de Lamas recorda, ainda, que no próximo sábado, dia 4 de junho, inaugura no seu espaço mais uma exposição temporária, desta vez intitulada a “A Rota do Mediterrâneo”, “cujas imagens e envolvência preparada prometem não deixar ninguém indiferente“, afirma.

Fotos: DR

Leave a Response