Sintonia de Ataque: Solidariedade com a Ucrânia também se vê no desporto: “Não era de esperar outra coisa de Santa Maria da Feira”
A iniciativa do CD Feirense de integrar jovens ucranianos nas camadas de formação abre o programa Sintonia de Ataque desta semana. O desporto não fica indiferente às adversidades vividas pelo povo da Ucrânia desde a invasão russa, destacam os craques de microfone da Sintonia – Rodrigo Nunes, Joel Ricardo Santos, António Albuquerque e Miguel Avelar.
O presidente do Feirense, Rodrigo Nunes, descreve a solidariedade de Portugal desde o início do conflito, em específico a de Santa Maria da Feira, que já tem acolhido refugiados que viajam até ao concelho para fugirem da guerra. O Feirense, numa iniciativa já noticiada pela Sintonia, integrou já quatro jovens nas suas fileiras. “O objetivo é tentar trazer o maior número de crianças e jovens que possam praticar desporto, que possam integrar-se na sociedade, para que esta ligação a Portugal possa tornar-se mais fácil e esquecerem-se, por exemplo, que o pai ficou no seu país a combater“, afirma.
“Esta iniciativa do Feirense é de louvar, é uma forma de menorizar o impacto de algo que é tão negativo para estas pessoas, que vivem uma guerra“, afirma António Albuquerque.
Miguel Avelar não se surpreende com a onda solidariedade. “Não era de esperar outra coisa de Santa Maria da Feira, que tem feito coisas extraordinárias, como o Feirense, que esteve na ribalta ao acolher estas crianças“, afirma.
Agora com os olhos postos na II Liga, Rodrigo Nunes destaca que “o Feirense fez um bom jogo e mereceu ganhar” na deslocação ao reduto do Estrela da Amadora. “O importante é somar os três pontos e continuar na luta“, acrescenta.
Miguel Avelar afirma: “Rui Ferreira leu muito bem o jogo ao intervalo e o que é facto é que o Feirense faz uma 2ª parte extraordinária“.
“Esta equipa joga muto à imagem daquilo que o treinador quer. Fez uma 2ª parte muito melhor conseguida”, sublinha António Albuquerque.
Joel Ricardo Santos convicto: “Vai ser mais uma reta final na II Liga fantástica e mais fantástica para nós, que estamos envolvidos com o nosso Feirense“.
Pode ouvir o programa, moderado por Filipe Dias, na íntegra aqui.