Voluntariado em tempo de pandemia: “O trabalho dos voluntários foi e é fundamental”
A Sintonia celebrou o Dia Internacional do Voluntariado com uma conversa que girou em torno do tema ‘Voluntariado em tempo de pandemia’. Em Santa Maria da Feira, o trabalho dos voluntários no centro de vacinação, no hospital ou no apoio à população mais fragilizada revelou-se (e continua a ser) essencial desde março de 2020.
“A pandemia trouxe a vontade de colaborar e apoiar em diferentes áreas“, salientou Ana Lúcia, técnica da Bolsa Local de Voluntariado de Santa Maria da Feira, evidenciando o trabalho “indispensável” de muitos cidadãos no apoio a projetos na área da saúde ou da ação social.
Joana Pinto, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade Feira Norte (UCC Feira Norte) e membro da Equipa de coordenação do Centro de Vacinação Covid-19 no Aces Feira/Arouca, lembrou os desafios trazidos pela pandemia. “Na saúde tivemos de nos reinventar. Não tínhamos recursos para fazer tudo sozinhos e, nos centros de vacinação, os voluntários trabalharam ativamente e foram uma peça fundamental“, realçou.
Em março de 2020, surgiu o projeto FAROL no Município de Santa Maria da Feira, um programa que procurou dar apoio à população sénior, que se viu em situação de isolamento. Desde o seu início, a 23 de março de 2020, até ao dia 30 de julho de 2021, o “Projeto FAROL contabilizou um total de 19108 chamadas realizadas e 2837 seniores efetivamente contactados“, referiu Catarina Gomes, técnica superior de Gerontologia da Câmara da Feira e coordenadora do projeto.
A Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião também não parou em tempo de pandemia. Apesar de não poder exercer a sua atividade normal de voluntariado dentro da unidade hospitalar, devido à pandemia, “os voluntários adaptaram-se e procuraram dar resposta“, a partir do exterior, a várias dificuldades sentidas pelo hospital, realçou o presidente, Manuel António Ferreira. Exemplo disso são, por exemplo, a angariação de vários donativos e equipamentos para o hospital.
Nos estúdios da Sintonia esteve também presente Inês Pinho, que encontrou no voluntariado uma forma de contribuir e ser ativa durante a pandemia da Covid-19. Integrou o projeto FAROL e a equipa de voluntários do Centro de Vacinação. Sente que, ao longo desta experiência enriquecedora, recebeu mais do que deu. Por isso mesmo, deixou o apelo para que outros possam integrar a Bolsa Local de Voluntariado de Santa Maria da Feira e contribuir ativamente para uma sociedade melhor.
Com esta mesa de conversa, a Sintonia celebrou o Dia Internacional do Voluntariado, assinalado anualmente a 5 de dezembro. Pode ouvir na íntegra aqui.