939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Domingo, Novembro 24, 2024
AtualidadeDesportoDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosSociedade

SC S. João de Ver lança projeto ‘Deporto-Saúde’ para estimular a atividade física e combater o sedentarismo

14visualizações
Tânia Cabral, João Martins e Telmo Santos nos estúdios da Sintonia

Tânia Cabral, João Martins e Telmo Santos estiveram nos estúdios da Sintonia a apresentar um dos projetos mais recentes do Sporting Clube S. João de Ver. Chama-se ‘Desporto-Saúde’ e pretende estimular a atividade física, combater o sedentarismo e promover a saúde e o bem-estar junto da comunidade de uma forma lúdica. O projeto, que prevê arrancar a partir de 20 de setembro, abrange várias faixas etárias.

A equipa do projeto Desporto-Saúde é composta por Tânia Cabral, João Martins, Telmo Santos, Mariana Silva (professores de Educação Física) e Cláudia Correia (terapeuta ocupacional). A iniciativa surgiu aquando da tomada de posse dos novos órgãos sociais do Sporting Clube S. João de Ver e pretende, como explica Tânia Cabral, colmatar uma lacuna na freguesia. “Quando a direção do Sporting Clube S. João de Ver tomou posse, começou a pensar o que podia fazer diferente, mas também o que se podia acrescentar e trazer como mais-valia para a comunidade onde estamos enraizados. Percebemos que havia nichos de mercado que não estavam a ser explorados, ou seja, trabalhamos muito uma vertente competitiva e temos pouca oferta na vertente lúdica“, refere.

Assim surgiu o projeto Desporto-Saúde, que se divide em três vertentes: Little Lions (dos 2 aos 8 anos), Desporto de Rua (dos 9 aos 16 anos) e Malapeiros Fit (a partir dos 17 anos).

Nos Little Lions, explica João Martins, o objetivo “é promover a atividade física junto dos mais novos e dar-lhes o maior número de experiências possíveis a nível motor”, para que, no futuro “possam integrar uma modalidade dentro do clube“. Para o efeito, serão realizadas diversas atividades, sobretudo jogos, para desenvolvimento das capacidades motoras e para potenciar as bases de crescimento sustentado dos mais pequenos.

Ao projeto direcionado para a faixa etária entre os 9 e os 16 anos, o clube chamou-lhe Desporto de Rua. “Pretendemos com o Desporto de Rua criar multidisciplinariedade. Não queremos só fazer futebol ou basquetebol, queremos promover outras experiências e que as pessoas vão para lá para se divertir e que ao fim saiam com um sorriso no rosto“, adianta João Martins. Tânia Cabral complementa: “Se analisarmos a oferta nestas faixas etárias é tudo numa vertente muito competitiva, mas temos crianças que, pela sua fisionomia ou pela sua apetência, por exemplo, não querem ou não gostam da parte competitiva e esta questão do Desporto de Rua surge para colmatar esta lacuna, através de atividades diversificadas“.

Malapeiros Fit , direcionado a pessoas com mais de 17 anos, pretende oferecer à comunidade “uma atividade orientada por profissionais de educação física de qualidade“, refere Tânia Cabral. “Serão atividades mais ligadas ao fitness, atividades de redução do peso, por exemplo, ou de aumento da massa muscular. Aqui será numa perspetiva de promover a saúde e melhorar o bem-estar das pessoas“, sublinha João Martins.

O Sporting Clube S. João de Ver já realizou um Open Day, no final do mês de agosto, para dar a conhecer a iniciativa e colher o feedback da população. O projeto tem colhido a aceitação da comunidade e prevê-se que arranque a partir de 20 de setembro. O objetivo é estimular a atividade física, promover a saúde e o bem-estar, mas também reforçar os laços dos praticantes com a própria freguesia, já que existirão atividades que decorrerão em equipamentos e no espaço público de S. João de Ver.

Os interessados podem inscrever-se aqui.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

Entrevista Sporting Clube S. João de Ver – Parte 1
Entrevista Sporting Clube S. João de Ver – Parte 2

Leave a Response