Castelo da Feira iluminado de vermelho esta terça-feira à noite
A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne, uma data que se celebra anualmente a 7 de setembro. Acontece na noite desta terça-feira, no Castelo de Santa Maria da Feira
“Uma luz intensa que, segundo a World Duchenne Organization, simbolizará este dia mundial e permitirá cumprir o objetivo de unir as organizações nacionais e internacionais de doentes, mostrando a solidariedade à comunidade de Duchenne. Despertar consciências para a Distrofia Muscular de Duchenne e alertar para a importância do diagnóstico precoce, contribuindo para um futuro melhor de todas as crianças e jovens afetados por esta doença neuromuscular, rara e degenerativa, integram ainda os principais eixos desta ação mundial”, refere o município de Santa Maria da Feira.
A Distrofia Muscular de Duchenne afeta cerca de 250 mil pessoas em todo o mundo, em particular indivíduos do sexo masculino. Supõe-se que um em cada 3500 recém-nascidos sofre da doença. Esta doença neuromuscular, rara, manifesta-se nos primeiros anos de vida, através de quedas frequentes, dificuldade em andar, correr, saltar, subir escadas ou levantar-se do chão.
Os portadores da Distrofia Muscular de Duchenne veem alteradas as capacidades de marcha durante a infância, perdendo na adolescência a capacidade de utilizar os braços. A capacidade respiratória também se vai deteriorando ao longo do tempo.
Em Portugal, e em todos os lugares do mundo, a data assinala-se com eventos variados, conferências científicas e outros acontecimentos que pretendem chamar à atenção para a identificação da doença de forma cada vez mais precoce.
Foto: Direitos Reservados