939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Outubro 29, 2026
AtualidadeDesportoDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

Sintonia de Ataque: “Muitos veem a decisão, mas poucos veem a rotina e a exigência por trás do apito”

47visualizações

Sob a moderação de Filipe Dias, a mais recente edição do Sintonia de Ataque trouxe para o centro do debate a paixão pelo futebol, as análises minuciosas do desporto regional e nacional, e uma visão aprofundada sobre o papel da arbitragem. O programa contou com a presença do convidado especial Daniel Pinto — árbitro das competições nacionais —, além dos comentários habituais do painel composto por Hélder Neto, Dinis Resende, Jorge Silva e Carlos Silva.

A primeira parte do programa foi dedicada ao papel do árbitro no futebol moderno e à complexidade da gestão emocional dentro de campo. Daniel Pinto partilhou a sua experiência e a rotina semanal de preparação física e teórica necessária para dirigir partidas ao mais alto nível. O painel debateu a perceção da arbitragem pela sociedade, sublinhando que o respeito e a comunicação fluida entre árbitros, jogadores e treinadores são fatores fundamentais para o bom ambiente nos jogos. Além disso, destacou-se o impacto da tecnologia e o dinamismo que transmissões como as da AFATV trouxeram ao futebol distrital.

Na análise às competições, o foco recaiu sobre a 8ª jornada do Campeonato SABSEG da Associação de Futebol de Aveiro. Os comentadores analisaram o enorme equilíbrio da tabela classificativa, onde a margem entre os líderes e as equipas do meio da tabela permanece curta. Em destaque estiveram a liderança do Argoncilhe, a subida de rendimento do Relâmpago Nogueirense sob o comando de Luís Miguel, a recuperação do Fiães e os desafios defensivos enfrentados por equipas como o Paços de Brandão.

O programa abordou ainda o Campeonato de Portugal, com notas para o momento do Beira-Mar, a excelente campanha da Ovarense e o desempenho do União de Lamas. A fechar a emissão, o painel perspetivou a próxima jornada e destacou o arranque do processo eleitoral na Associação de Futebol de Aveiro.

Leave a Response