Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira é “caso de estudo” para bibliotecários de 16 países europeus

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira foi a única em Portugal escolhida para servir de modelo a bibliotecários de 16 países europeus. Especialistas do setor ficaram rendidos aos projetos de itinerância que levam os livros a todo o concelho.
A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira foi o único equipamento público português selecionado para acolher a visita temática do encontro internacional “International Peer Learning Cycle – Libraries, Democracy and European Values”, que reuniu profissionais de 16 países europeus no Norte do país.
Representantes de associações do setor vindos de países como Bélgica, Espanha, Itália, Dinamarca, Países Baixos, Polónia ou Grécia rumaram à Feira para conhecer de perto o modelo de trabalho e a dinâmica do espaço. Apesar de o edifício contabilizar já 26 anos de existência, os participantes destacaram a modernidade das instalações, o excelente estado de conservação e a diversidade da oferta de serviços para diferentes públicos.
Um dos pontos de maior interesse para a comitiva internacional foram os projetos de itinerância promovidos pela autarquia feirense, que levam a leitura e o acesso à informação a todas as freguesias do concelho.
A passagem por Santa Maria da Feira incluiu ainda uma dinâmica de trabalho em formato “World Café” dedicada ao tema “Literacia e Democracia”, promovendo a troca de boas práticas entre os vários especialistas europeus.
Organizado pelo Gabinete Europeu de Associações de Bibliotecas, Informação e Documentação (EBLIDA) em parceria com a Rede Europeia ELAN, o evento teve como missão debater o papel central das bibliotecas no fortalecimento da democracia, na promoção dos valores europeus e no incentivo à cidadania ativa.










