939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Novembro 13, 2025
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Paços de Brandão vence dérbi com Fiães e encosta ao segundo lugar

Paços impôs primeira derrota ao Fiães e subiu à vice-liderança partilhada. Imagem: AFATV
472visualizações

O duelo entre duas equipas com arranques positivos na atual temporada teve sinal mais do Paços de Brandão, que bateu o Fiães no parque do Buçaquinho por 3-1. Na sétima jornada do SABSEG, o Relâmpago Nogueirense regressou às derrotas na visita ao Vista Alegre, perdendo por 3-2. A ronda só encerra esta quarta-feira, com o duelo entre Espinho e Lobão, às 20h. 

A jornada sete do Campeonato SABSEG trouxe emoção, muitos golos e mudanças no topo da tabela classificativa. Ao golear o Fermentelos por 6-2, a Ovarense assumiu a liderança isolada da competição, seguida de perto por três equipas: Fiães, Estarreja e Paços de Brandão.

Cortegaça foi o palco do dérbi à moda de Santa Maria da Feira entre Paços de Brandão e Fiães, já que prosseguem as obras de substituição do piso no estádio D. Zulmira Sá e Silva, e foi aí que a briosa impôs a primeira derrota da temporada à formação do Bolhão. Vítor Fonseca e Gustavo Figueiredo adiantaram a turma orientada por Cajó, a resposta do Fiães chegou à passagem da meia hora, com tento de Iko Kaetano. O intervalo chegou com o 2-1 no marcador. Na etapa complementar, Luís Soares sentenciou a partida e carimbou o triunfo do Paços de Brandão por 3-1. A vitória permite à equipa brandoense igualar Fiães e Estarreja na tabela classificativa, apenas a três pontos do líder.

Cajó: “Conseguimos levar muito do que é o nosso treino para o jogo e isso aproxima-nos da vitória”

No final do encontro, Cajó destacou a boa prestação da equipa num jogo condicionado pelo vento e pela chuva. “O tempo tornou o jogo complicado e notou-se muito na segunda parte, mas estou muito satisfeito com aquilo que produzimos. Acho que na primeira parte o jogo podia estar resolvido, não fomos eficazes e diria que na única bola acabamos por sofrer um golo que deu alento ao Fiães para o que era a segunda parte”, começou por afirmar aos microfones da Sintonia.

“Sabíamos que tínhamos de estar no nosso melhor, manter o nosso nível e o grupo foi fantástico, conseguiram ser rigorosos, não concedemos grandes oportunidades e fomos sempre muito perigosos. Fizemos o 3-1 e podíamos ter feito mais golos na primeira parte em que tivemos muita qualidade de jogo. Conseguimos levar muito do que é o nosso treino para o jogo e isso aproxima-nos da vitória”, considerou o timoneiro brandoense, para quem a vitória “não deixa qualquer dúvida”.

Com sete jornadas decorridas, e sempre a jogar fora de portas devido às obras no estádio, o Paços de Brandão soma cinco vitórias, um empate e uma derrota, resultados que lhe permitem ocupar a vice-liderança partilhada da competição, juntamente com Fiães e Estarreja.

Vamos fazendo o nosso melhor, é isso que exijo aos nossos jogadores, a mim próprio e à minha equipa técnica. Acho que estamos num bom caminho, acho que temos muita margem para progredir e isso vai aproximar-nos de muitas vitórias”, rematou Cajó.

O próximo desafio da equipa brandoense será um novo dérbi, frente ao Lobão, no próximo domingo. Já o Fiães regressa a casa para defrontar o Oliveira do Bairro, que venceu o Avanca por 3-0, mantendo-se também nos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Ricardo Pinheiro: “Estou convencido que esta derrota será a madrasta de muitas vitórias daqui para a frente

Do outro lado da margem, o Fiães averbou a primeira derrota da temporada, mas mantém-se no topo da classificação. O técnico, Ricardo Pinheiro, entende que a equipa não foi capaz de antecipar, mas apenas reagir aos acontecimentos dentro das quatro linhas. “Demorámos a adaptar-nos, quer ao tipo de sintético, quer ao tempo que estava hoje. Num dos lados do campo tínhamos dificuldade em ter bola porque a bola não corria, mas não vamos meter isso como desculpa porque foi assim para as duas equipas”, adiantou. “Temos de ter outra atitude, reagimos a partir do segundo golo, conseguimos fazer golo, depois fomos para o intervalo e a nossa ideia era tentar chegar o mais rapidamente possível ao empate e depois discutir o jogo, mas o Paços de Brandão acabou por numa transição marcar o 3-1 e a partir daí foi muito mais difícil”, reconheceu. “Nós basicamente reagimos, hoje só conseguimos reagir, não antecipamos e quando é assim… dar os parabéns ao adversário e nós temos de nos mentalizar e trabalhar muito”, afirmou.

“Estou convencido que esta derrota será a madrasta de muitas vitórias daqui para a frente”, realçou Ricardo Pinheiro, dando ainda “os parabéns à equipa”, que, apesar do resultado, teve “atitude e entrega” dentro das quatro linhas.

Nos restantes jogos da jornada, o Relâmpago Nogueirense perdeu por 3-2 frente ao Vista Alegre, enquanto o Esmoriz conquistou a sua primeira vitória da época ao bater o Alba por 4-2. O Estarreja continua em bom plano e venceu o Águeda por 3-2, enquanto Cesarense e Pampilhosa empataram sem golos. O S. Roque superou a Juveforce por 1-0.

O Lobão, por seu turno, encerra a jornada esta quarta-feira, às 20h, diante do Espinho. Os lobos vêm de uma derrota, perante o Fiães, e vão querer responder no reduto de um dos candidatos à subida de divisão. Já o Espinho, após uma sólida prestação na Taça de Portugal perante o Santa Clara – onde caiu apenas nas grandes penalidades – espera somar três pontos e manter-se na perseguição dos lugares cimeiros.

Leave a Response