Noite do Circo regressa ao Museu de Lamas com edição mais internacional de sempre

A Noite do Circo está de volta ao Museu de Santa Maria de Lamas, nos dias 14 e 15 de novembro, para aquela que será a sua edição mais internacional até à data. O evento, com acesso gratuito mediante reserva, apresenta seis espetáculos de circo contemporâneo, três deles em estreia absoluta, com artistas de sete nacionalidades. Pela primeira vez, o micro-festival sai dos palcos habituais para envolver a comunidade sénior através do projeto “Circo sem Idade”.
Criada em 2023 com um único espetáculo no Cineteatro António Lamoso, a Noite do Circo rapidamente se transformou num micro-festival intimista e inovador, promovendo criação artística em residência, abrindo espaço a talentos emergentes e consagrados, e afirmando o circo contemporâneo como forma de expressão relevante em Portugal. Desde 2024, o Museu de Lamas é o palco principal do evento, que cruza património, arte e comunidade.
Espetáculos de sete países e estreias absolutas
Nesta terceira edição, sobem ao palco nove artistas de Alemanha, Brasil, Eslovénia, Espanha, França, Itália e Portugal, apresentando números que vão do malabarismo e acrobacia ao mastro chinês, da dança ao vídeo documental, passando pelo humor e pela manipulação de objetos.
Entre os destaques, está a estreia da criação original “Isla of Flightless Birds”, do Duo Acaso, formada pela eslovena Tyasa Dobravez e o brasileiro Fernando Nogueira, ambos residentes em Portugal. O número nasceu de uma chamada aberta promovida pelo Cineteatro António Lamoso em parceria com o Centro Cultural de Paredes de Coura.
Outro momento alto será o espetáculo “Parblex”, da dupla francesa Jean-Paul Lefeuvre e Didier André, que transforma pequenas situações do quotidiano em verdadeiras demonstrações de destreza e precisão, com um toque de absurdo e humor refinado.
Circo para todas as idades — e sem idade
Pela primeira vez, a programação expande-se além das paredes do museu com a iniciativa “Circo sem Idade”, dinamizada pela companhia portuguesa Cia Absurda, que durante quatro dias (21 a 24 de outubro) irá trabalhar a expressão, comunicação e movimento com os seniores da Associação Bem-Estar de Santa Maria de Lamas. O resultado será apresentado num vídeo documental, exibido durante o festival.
Debates, encontros e cooperação internacional
A manhã de sábado está reservada a um encontro profissional, que reunirá especialistas do setor para refletir sobre os desafios e estratégias da cooperação internacional no circo contemporâneo. A conversa acontece no Museu de Lamas e conta com a presença de parceiros do consórcio europeu Circ Ino (Grainerie, Circa, Verrerie d’Alès e ESAC’TO), que preparam uma colaboração mais próxima com Portugal em 2026.
Programação gratuita, mas com reserva obrigatória
O festival organiza-se em três blocos: sexta-feira à noite, sábado à tarde e sábado à noite. Todos os espetáculos têm entrada gratuita, mediante reserva online na BOL, disponível em breve.
A Noite do Circo é uma iniciativa do Cineteatro António Lamoso, em parceria com o Centro Cultural de Paredes de Coura, La Grainerie e o Museu de Lamas, integrando a rede internacional “La Nuit du Cirque”.