939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Segunda-feira, Julho 28, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

500 ‘Filhos da Viagem’ no espetáculo de abertura

108visualizações

Num momento simbólico sem precedentes, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria abre esta terça-feira, 29 de julho, às 22h00, com um espetáculo contemporâneo que conta com a participação de 500 ‘Filhos da Viagem’ e representantes das associações locais e agentes culturais que fazem acontecer o evento, totalizando mais de 600 participantes. De 30 de julho a 10 de agosto, vive-se o reinado de D. Afonso V por todo o centro histórico da cidade, numa edição que celebra a criação do Condado da Feira.

De exibição única no dia 29 de julho, o espetáculo de abertura é um momento inédito na história da Viagem Medieval, criado de raiz para agradecer e homenagear todos os fazedores da recriação histórica de Santa Maria da Feira, mas sobretudo para envolver a geração de feirenses nascidos a partir de 1996 (primeiro ano do evento), que representa o futuro e a continuidade de um legado construído ao longo de 28 edições.

Nesta noite extra, a entrada no recinto será gratuita, pelo que não haverá controlo de acessos, e a Feira Franca, restaurantes e tabernas medievais estarão abertos entre as 18h00 e a uma da manhã. De 30 de julho a 10 de agosto, o evento funcionará em pleno com 380 voluntários, 96 espetáculos diários em seis praças de animação e 18 áreas temáticas, para além de 17 tabernas, dois restaurantes medievais e 60 regatões com oferta gastronómica diversificada.

Com um novo reinado a retratar, a Viagem Medieval apresenta novos conteúdos, novos guiões e novas bandas sonoras, que garantem a diferenciação e originalidade em cada edição, em particular nos espetáculos de maior exigência, nomeadamente “O Discurso do Rei”, um monólogo intenso e desafiante, protagonizado pelo ator Sérgio Oliveira a partir de textos escritos pelo historiador Joel Cleto (todos os dias, às 23h00, no Castelo da Feira).

Esta edição será ainda marcada pelo regresso dos cortejos temáticos diários e do espaço do Mercado Municipal após obras de reabilitação, bem como pela estreia de uma nova área temática na Casa do Moinho, a Estalagem da Vila, onde reina a boa disposição entre donzelas e cavaleiros e a interação com o público. Novidade é também a participação de cavaleiros acrobáticos franceses nos dois torneios medievais (19h30 e 22h30, na Liça).

Destaque para cinco espetáculos diários que prometem surpreender pela sua intensidade, grandiosidade ou emoção – “Conselho Régio”, no Salão Nobre da Câmara Municipal (15h00, 16h00, 17h00 e 18h00); “O Conde da Feira”, no Terreiro das Guimbras (18h00); “Momentos d’El Rei”, em vários pontos do recinto (a partir das 19h00); e “Paixão e Conquista” (21h30) e “O Último Cruzado” (23h00), ambos no Terreiro das Guimbras – cujos conteúdos e guiões são completamente novos, ajustados ao contexto histórico desta edição.

Ao longo dos 12 dias do evento, a organização estima receber entre 50 a 60 mil pessoas por dia, num total aproximado de 650 mil visitantes, números semelhantes aos da edição anterior, mas o foco mantém-se na qualificação do evento e na segurança dos visitantes.

O Posto de Coordenação de Segurança, instalado no Orfeão da Feira, ficará em alerta constante ao longo dos 12 dias, para garantir uma resposta pronta e eficaz das diferentes áreas de intervenção – Serviço Municipal de Proteção Civil, PSP, corporações de bombeiros do concelho, vigilância permanente (aérea e terrestre) com 70 câmaras de videovigilância espalhadas pelo recinto, drone em exclusivo para o evento, vigilância privada e Posto de Socorro (equipamentos de socorro, médicos e enfermeiros, bombeiros e ambulâncias), num investimento em segurança que ronda os 300 mil euros.

O orçamento global da Viagem Medieval é de 2,3 milhões de euros, valor que a organização estima suportar na íntegra com as receitas geradas pelo evento.

Leave a Response