Intertex mostra têxtil, maquinaria, couro e calçado no Europarque entre 20 e 22 de maio

As indústrias do têxtil e da maquinaria, do couro, calçado e acessórios voltam a mostrar-se no Europarque, em Santa Maria da Feira, entre 20 e 22 de maio, na quarta edição da ITF Intertex em Portugal. A Feira Internacional da Indústria Têxtil faz-se acompanhar da Interleather & Shoes – Feira Internacional da Indústria do Couro, Calçado e Acessórios e da ITF Intertex Machinery – Salão Internacional da Maquinaria da Indústria Têxtil, estreada em 2024 e que este ano ocupará uma área oito vezes superior.
Exclusivo para visitantes profissionais, o evento conta com a participação 120 empresas, representando 12 países, incluindo Portugal, e vai reunir alguns dos principais agentes destes setores – designers, fabricantes de matérias-primas, de confeção e vestuário e de calçado, redes de lojas e compradores de retalho, importadores e conhecidas marcas nacionais e internacionais.
Durante três dias, abre-se um palco privilegiado para os empresários encontrarem novas oportunidades de exportação e de parcerias, expandirem os seus negócios e aumentarem a sua rede de contactos e colaborações comerciais. Aqui poderão também conhecer as mais recentes tecnologias, tendências de produtos e de serviços, além de partilhar conhecimento sobre o mercado, atual e futuro.
“Esta é uma importante montra das indústrias têxtil e da maquinaria, do couro e do calçado, que se distingue pelo seu caráter marcadamente internacional. São cerca de 60% expositores estrangeiros que trazem a Portugal a matéria prima, a inovação e a tecnologia fundamental para as empresas portuguesas”, afirma Antonio Brito, Iberian Manager da BGroup, empresa norte-americana responsável pela organização.
Passerelle estende-se no Europarque
Do programa continuam a constar várias iniciativas que decorrem em paralelo. É o caso do Thinking Textile & Shoes – conjunto de debates subordinados ao tema da ‘Internacionalização e Sustentabilidade – Qual o futuro do sector?’ (ver programa anexo); ou das Business Talks, em que as empresas divulgam e promovem os seus produtos, serviços e projetos à procura de investidores, ou apresentam os mais recentes avanços tecnológicos.
A novidade de 2025 está na Passerelle, onde as empresas participantes vão mostrar as suas coleções e onde acontecerá o desfile da estilista luso-francesa Diana Mara que, nos últimos anos, tem apresentado as suas coleções na Monte-Carlo Fashion Week, no Mónaco, como aconteceu em abril passado.
“É um espaço que vai mostrar as últimas tendências da moda, novas tecnologias têxteis e conceitos criativos, alinhando a feira com as dinâmicas da indústria, permitindo que os artigos sejam apresentados em contexto real”, explica António Brito.
Nos seis mil metros quadrados do Europarque ocupados pelo certame, continua reservado lugar para o Espaço Start-Up, dedicado às novas empresas que estão em fase de iniciação, à procura de investimento ou fazer crescer os seus negócios.
A parceria com o MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeções e Lanifícios também se mantém. O projeto Isto é desafia os alunos a estudar uma das empresas inscritas e a criar um produto que a represente – os trabalhos estarão em exibição num stand da feira.
A Intertex e a Interleather & Shoes voltam a contar com um programa de Hosted Buyers, que garante a presença de compradores VIP internacionais, com capacidade de decisão e interesse no mercado português. O programa permite que as empresas participantes convidem um cliente ou potencial cliente e, no caso das portuguesas, este ano passam a poder convidar até três compradores estrangeiros.
Apoios reconhecem importância
O certame volta a contar com o apoio da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção, da UACS – União das Associações do Comércio e Serviços e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. O CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, a AEF – Associação Empresarial da Feira e as entidades de Turismo do Centro e do Porto e Norte também são parceiros.
“Estes apoios reconhecem a importância do evento para o tecido empresarial português no que se refere ao incentivo e à promoção nacional e internacional de que necessita. A ITF Intertex é hoje a feira internacional do setor têxtil com maior dimensão e crescimento em Portugal: mais de metade das empresas repetem a presença, o que certifica a qualidade do evento e a confiança que depositam na sua organização”, refere António Brito, da BGroup, que este ano estreia em Espanha a Intertex e ainda a leva à Turquia, Tunísia, Macau e Estados Unidos.
No total das três edições em Portugal, a Intertex contou com a participação de mais de 500 empresas, que se mostraram a mais de 25 mil visitantes. Entre 2022 e 2024, registou-se um aumento de 22% e 34% do número de expositores e de visitantes, respetivamente, e a presença de visitantes estrangeiros cresceu cerca de 17%.