939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Maio 8, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

Festival Imaginarius debate futuro dos artistas

90visualizações

Numa edição dedicada ao Progresso, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira prepara-se para debater o papel dos artistas no futuro, numa conferência-trabalho que vai reunir seis especialistas de diferentes áreas, dia 24 de maio, às 10h30, no Imaginarius Centro de Criação. De participação gratuita e aberto a todos os interessados, este encontro integra a programação do festival, que decorre entre 22 e 25 de maio.

A partir de diferentes áreas de saber, de conhecimentos, sensibilidades e identidades, os participantes são desafiados a imaginar o futuro, quem são os artistas desse futuro e qual o papel que os artistas desempenharão nesse futuro. Uma troca de perspetivas e ideias, numa conferência em jeito de sessão de trabalho, que alimenta o desejo de construção de um futuro sonhado em liberdade.

Moderada por Cláudia Galhós, jornalista, especialista em artes performativas e escritora, a conferência “Comunidades Imaginarius: Os artistas e o futuro visto daqui? Qual o papel dos artistas no futuro?” conta com a participação de António Brito Guterres, assistente social e investigador em Estudos Urbanos, curador do Festival Iminente; Gaya Medeiros, bailarina, encenadora, produtora e fundadora da plataforma BRABA; Patrícia Correia, coordenadora do programa de arte-ciência da Fundação Champalimaud, Bridges to the Unknown: Crossing Art & Science; Pedro Barreiro, encenador, ator, criador cénico, dramaturgista, produtor, programador e curador; e Rebecca Moradalizadeh, artista plástica, performer e educadora artística portuguesa-iraniana.

Recorde-se que o Progresso é o tema que encerra uma trilogia que marcou o percurso deste festival, que em 2023 se entregou ao Sonho e em 2024 à Liberdade. A temática proposta para esta edição, e que inspirou esta conferência, remete para o desejo de imaginar o futuro a partir das comunidades artísticas e de perspetivar o futuro dos artistas.

Durante o festival, artistas e programadores voltam a encontrar-se no Imaginarius Centro de Criação e no Espaço PRO para momentos de networking, sessões de pitches, conversas temáticas e partilha de experiências, perspetivando a construção de parcerias sólidas para a criação artística, difusão em rede e circulação internacional.

O primeiro momento da programação desenhada para profissionais acontece a 22 de maio, às 18h00, no Espaço PRO, junto ao Orfeão da Feira, onde terá lugar a abertura oficial do festival, seguida de momento de networking para artistas e programadores. No dia 23, às 9h30, as criações Imaginarius e os projetos em competição serão apresentados a uma plateia de profissionais, num encontro que terá lugar no Imaginarius Centro de Criação.

De regresso a Santa Maria da Feira entre 22 e 25 de maio, o Imaginarius continua a afirmar-se como um festival acutilante, pensado para inquietar, estimular o pensamento crítico e despertar consciências, sendo também um convite à contemplação, ao sonho, à liberdade e à esperança.

Na sua 24ª edição, o Imaginarius convoca o público para um mosaico multicultural com 200 artistas de 17 países, que vão apresentar 43 espetáculos e instalações em 15 palcos do centro histórico da cidade. Depois do Sonho (2023) e da Liberdade (2024), o Imaginarius prepara-se para questionar o legado Progresso – social, político, cultural e tecnológico –, numa edição marcada pela estreia da primeira criação do Imaginarius Centro de Criação, a “casa” do festival, instalada no antigo matadouro municipal.

A programação desta edição aposta no cruzamento das artes de rua e do circo contemporâneo com as media arts, a dança e a música, dedicando particular atenção à temática da gastronomia, consolidando a chancela “Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO”. Programa completo em www.imaginarius.pt.

Leave a Response