Empresas do concelho distinguidas na Gala da Associação Empresarial da Feira

Após a sua edição de estreia no ano passado, a Associação Empresarial da Feira volta a organizar uma gala específica para atribuir às pequenas e médias empresas do concelho os prémios PME Líder e PME Excelência de 2023 e, desta vez, há muito mais distinções a entregar. Num intervalo de 12 meses, o número de firmas locais premiado pela IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação passou de 192 para 268.
A 2.ª Gala da AEF – Associação Empresarial da Feira realiza-se no próximo dia 30 de abril e vai homenagear as empresas que a IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação distinguiu como PME Líder e PME Excelência pelo seu desempenho em 2023. A iniciativa em que a AEF celebra as escolhas da agência só foi lançada o ano passado, mas, na sua segunda edição, antecipa-se já histórica, uma vez que, no espaço de apenas 12 meses, o número de firmas distinguidas cresceu mais do que 40%, passando de 192 para 268.
“É um crescimento exponencial, que significa que as empresas de Santa Maria da Feira estão mais exigentes consigo próprias e conseguiram cumprir os requisitos que a IAPMEI considera determinantes para comprovar a saúde financeira de uma companhia e a sua dinâmica competitiva“, diz Alferes Pereira, presidente da AEF. “Em termos processuais, isto exigiu algum tempo a cada empresa, mas o trabalho extra que tiveram com as candidaturas compensou, porque o galardão em causa lhes confere agora, além de notoriedade, também vantagens práticas e concretas como o acesso a condições especiais de financiamento para o crescimento e desenvolvimento da sua atividade“.
No caso das PME Excelência, a IAPMEI distinguiu com essa classificação 65 entidades, a maioria das quais ligadas à produção de cortiça, ao fabrico de calçado e à criação de máquinas e ferramentas, mas algumas também de setores não-industriais, como restaurantes, salões de estética e clínicas dentárias.
Já no que se refere ao estatuto PME Líder, foi atribuído a 203 empresas do concelho e cobre um leque abrangente de atividades, desde as associadas aos incontornáveis setores do calçado, cortiça e papel até às de domínios como a colchoaria, os têxteis para bebé, a olaria, os transportes públicos, a geotecnia, os laticínios, o ensino privado e o comércio de materiais de construção, eletrodomésticos, produtos farmacêuticos, etc.
Estatuto com privilégios
O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pela IAPMEI para distinguir o mérito das firmas de pequena e média dimensão com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com um conjunto de bancos e com o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e vários indicadores económico-financeiros. Uma vez atribuída, essa certificação confere às respetivas PME benefícios como condições especiais de acesso a serviços e a produtos financeiros. Já no que se refere ao estatuto PME Excelência, é conferido às empresas que, entre as PME Líder de determinado ano, se tenham destacado com os melhores desempenhos.
Gala em cenário descentralizado
Num esforço por levar os eventos da casa a outras freguesias além da que é sede do município, a AEF escolheu para cenário da sua segunda Gala Empresarial a Quinta da Costa, nas Caldas de São Jorge. A iniciativa inclui um jantar, para o qual foram convidadas as 268 empresas distinguidas pela IAPMEI, sendo que cerca de 50 confirmaram a sua presença bem antes de terminado o deadline para confirmações.
“A gala acaba por funcionar não apenas como um momento de reconhecimento público do trabalho destas marcas, mas também como um encontro de networking, em que há oportunidade de conhecer profissionais de diferentes áreas, partilhar boas práticas, refletir sobre erros a evitar e, no geral, usufruir de um ambiente de incentivo mútuo que ajude a manter esta trajetória coletiva de inovação“, realça Alferes Pereira. “Porque a realidade é que, se os prémios PME são um certificado nacional de relevância e robustez empresarial, então na Gala da AEF estarão os melhores empresários de Santa Maria da Feira e qualquer contacto com esses profissionais será sempre uma mais-valia para os participantes do evento“.