Europarque transforma-se na “Capital Nacional da Dança” com o All Dance Portugal 2025

Mais de cinco mil bailarinos de 220 escolas de todo o país encontram-se no Europarque para o maior campeonato de dança nacional. Entre os dias 04 e 10 de abril, o All Dance Portugal promete voltar a transformar Santa Maria da Feira na “Capital Nacional da Dança”.
De Bragança a Portimão, passando pelo Funchal, milhares de bailarinos de todo o país têm encontro marcado no Europarque, pelo sexto ano consecutivo, para sete dias de ritmo, dança e energia. A partir de dia 04 de abril, mais de cinco mil bailarinos serão responsáveis por cerca de 2220 atuações com estilos de dança que vão do ballet ao hip hop, passando pelo contemporâneo, danças urbanas, latinas e tradicionais.
Números que não deixam indiferente o diretor-geral do All Dance Portugal, Pedro Fidalgo Marques, e que prometem voltar a fazer do Europarque e de Santa Maria da Feira “Capital Nacional da dança”.
“Vamos ter bailarinos de todos os pontos do país, de todas as idades e de todos os níveis de dança, desde os iniciantes aos profissionais, e é precisamente isto que queremos demonstrar com um evento desta dimensão: a dança é para todos“, começa por destacar Pedro Fidalgo Marques em entrevista ao programa “Bom Dia Portugal” da RTP1.
Uma dança que é para ser vivida por todo o país: “Para além da perspetiva individual de crescimento que a dança proporciona, este é um evento que, pela sua natureza, também promove um investimento natural no país“, sublinha o diretor-geral do All Dance Portugal.
“Na região de Aveiro, onde se situa Santa Maria da Feira, estamos a falar de um investimento direto a rondar o milhão de euros entre deslocações, alojamento e restauração. A dança é um setor que pode trazer muito ao país“, afirma Pedro Fidalgo Marques.
Europarque: o regresso feliz ao palco de sempre
Desde 2020, e pelo sexto ano consecutivo, o Europarque é o palco escolhido para acolher o maior campeonato de dança do país. Uma escolha “natural” de quem procura “regressar ao sítio onde se é feliz“.
“O Europarque tem das melhores infraestruturas do país para a dimensão e necessidades do nosso evento e, para além disso, temos tido uma resposta fantástica do staff e dos nossos participantes e claro que isso faz-nos ter vontade de querer regressar“, destaca Pedro Fidalgo Marques.
O All Dance Portugal contará ainda com dois palcos em simultâneo, no Grande Auditório e nos Pavilhões, onde o público poderá assistir ao vivo ou através da transmissão em Live Streaming. O objetivo é levar a dança para todos: “Queremos que todos tenham acesso à dança, tanto aqui como em casa”. “A dança é de todos e para todos, independentemente da idade”, acrescenta Pedro Fidalgo Marques.
Uma dança de todos e para todos
Um dos focos do All Dance Portugal é a formação e como tal, ao longo do evento, decorrerão também 50 workshops com professores de renome nacional e internacional. “Queremos aliar a vertente competitiva à dimensão formativa“, sublinha o Diretor-Geral do All Dance Portugal.
Ao longo dos sete dias de evento, vão passar pelo Europarque mais de cinco mil bailarinos provenientes de 220 escolas/companhias de dança de todo o país, em 30 estilos de dança com bailarinos dos 5 aos 60 anos, dos níveis new alldancer, estudantes e profissionais. O evento atribuirá 15.000€ em prémios e bolsas para os campeonatos internacionais e bolsas de formação.
Esta edição irá apurar os campeões para representar Portugal no Campeonato da Europa All Dance Europe Espanha 2025 e campeonato do Mundo All Dance World Orlando 2025.