Sporting Clube S. João de Ver mobiliza-se para ajudar quatro irmãos que “vivem em condições desumanas”

David, Artur, Tono e Custódio são quatro irmãos que vivem em Tarei numa casa sem condições dignas. O caso chegou ao conhecimento do Sporting Clube S. João de Ver, que não ficou indiferente. A bilheteira do jogo com o Trofense, este domingo, reverte inteiramente a favor da família e o emblema está também a vender rifas para angariar verbas. Paralelamente, a SAD vai doar 300 euros para as obras de reabilitação da habitação.
A história de David, Artur, Tono e Custódio, quatro irmãos que vivem numa casa sem condições de habitabilidade, não deixou o Sporting Clube S. João de Ver indiferente. O caso ficou conhecido após partilhas nas redes sociais e o clube malapeiro decidiu abraçar a causa.
Ricardo Capitão, responsável pelo departamento de marketing e comunicação do emblema, descreve, em entrevista à Rádio Sintonia, as “condições completamente desumanas” em que vive esta família em Tarei. “Para fazerem as necessidades básicas, têm de fazer fora da casa, para tomar banho há uma mangueira que está na entrada. Faça chuva ou faça sol, têm de tomar banho de mangueira e de água fria”, detalha Ricardo Capitão. Além disso, os vidros da casa encontram-se partidos e o telhado está “completamente danificado”.
A situação precária em que vivem “há bastante tempo” já teve também impacto na saúde de um deles. “Um dos irmãos encontra-se neste momento no hospital com uma doença grave à custa das condições em que viveram ao longo destes anos todos”, conta o responsável.
Reprodutor de áudioPerante este cenário, o SC S. João de Ver vai doar toda a bilheteira do jogo com o Trofense, que se realiza este domingo, às 15h, à família. Além disso, lançou uma campanha de rifas para angariar mais verbas e o presidente da SAD, Carlos Branco, decidiu também doar 300 euros para apoiar as obras de requalificação da habitação.
Reprodutor de áudioClube “sem palavras” perante onda de solidariedade
O SC S. João de Ver anunciou a ação solidária esta quarta-feira, 26 de março, através de um vídeo publicado nas redes sociais e a onda de solidariedade que se gerou em torno dos quatro irmãos não pára de surpreender. “Eu fico sem palavras para agradecer a toda a gente, a forma como toda a comunidade, sejam adeptos, sócios ou pessoas que não são sócias do S. João de Ver… temos recebido dezenas e dezenas de mensagens de pessoas que querem ajudar. Tem sido incrível perceber que todos juntos a trabalhar em prol de uma causa conseguimos realmente mudar a vida de alguém”, confessa Ricardo Capitão.
Reprodutor de áudioA solidariedade faz parte do ADN do emblema malapeiro, que no início do ano assumiu o “compromisso” de apoiar este tipo de causas. “Sabemos que não podemos ajudar toda a gente, mas se conseguirmos, dentro das nossas possibilidades, ajudar uma, duas ou três pessoas, isso é muito mais importante do que uma vitória ou um golo”, frisa Ricardo Capitão.
O dia 30 de março promete, por isso, ficar na história do emblema malapeiro. “Vai ser bonito, não só pelo dinheiro que vamos angariar, mas pela experiência que vamos proporcionar a estes quatro irmãos. Vão ver o nosso jogo e temos uma surpresa preparada para eles. Penso que a adesão de toda a comunidade e de toda a família malapeira vai ser fantástica”, conclui.
Reprodutor de áudioO duelo entre S. João de Ver e Trofense é relativo à sexta jornada da série 1 da fase da permanência da Liga 3. Opõe segundo e terceiro classificados, separados apenas por um ponto na classificação. Em caso de vitória, o emblema malapeiro dá um passo decisivo na manutenção. A partida está marcada para as 15h, no estádio do SC S. João de Ver. A Rádio Sintonia também estará presente e fará o relato da partida na tarde desportiva deste domingo. Pode seguir nos 92.0FM, em www.radiosintonia.pt ou na transmissão vídeo via Facebook.