939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Domingo, Março 30, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

“Uma herdeira e dois malandros”: A nova comédia do GEDE promete encher a Casa da Criatividade

190visualizações

É a mais recente criação do GEDE – Grupo de Expressão Dramática de Escapães e sobe ao palco da Casa da Criatividade no próximo domingo no âmbito do Festival de Teatro de S. João da Madeira. A comédia promete encher a sala e deliciar o público com tropelias, intrigas e muitas gargalhadas. Catarina Reis, atriz do GEDE, deixa a garantia de que o espetáculo é “para toda a família”. 

A comédia conta a história de D. Ambrósia Côrte Real que vem à cidade procurar a sua neta, instalando-se na Pensão Bernardes, onde a sua fortuna desperta a atenção dos hóspedes. Com malandros, intrometidos e até um plano de assassinato, o espetáculo promete emoções fortes de início a fim. Aos microfones da Sintonia, a atriz do GEDE, Catarina Reis, levanta um pouco o véu do espetáculo, com texto de Lídia Sá, e assegura que o público não se vai arrepender.

Peça estreou nos Carvalhos e contou com casa cheia. Foto: GEDE

A peça aterra no palco da Casa da Criatividade, às 15h30 do próximo domingo, 30 de março. Está a ser preparada desde janeiro e Catarina Reis não esconde que as últimas semanas têm sido de trabalho “intenso“. No passado sábado, “Uma herdeira e dois malandros” subiu pela primeira vez ao palco, nos Carvalhos, e o GEDE não podia ter pedido melhor estreia. “Foi um sucesso, o feedback que tivemos do público foi muito bom. Estávamos um pouco com aquele nervoso miudinho de ser uma estreia, ainda não nos sentíamos muito seguros, mas correu muito bem“, conta.

“Vamos esgotar a sala”

Depois de um arranque brilhante nos Carvalhos, o GEDE espera esgotar a sala da Casa da Criatividade este domingo. “Acredito mesmo e todo o grupo acredita que vamos esgotar a sala, a venda de bilhetes está a correr muito bem. Quem tiver interesse em ver-nos tem de correr e comprar bilhete para garantir o seu lugar“, afirma. O grupo conhece bem o Festival de Teatro de S. João da Madeira, iniciativa para a qual é convidado há vários anos. “É um orgulho e um gosto fazer parte do Festival de Teatro“, realça Catarina Reis.

33 anos de dedicação ao teatro e com a comédia no ADN

Catarina Reis considera que o GEDE é cada vez mais acarinhado pela comunidade e explica que sentiu isso mesmo na última atuação, nos Carvalhos. Mas não foi o único momento, na vida recente do GEDE, onde o grupo de teatro amador viu o seu trabalho valorizado. Em outubro do ano passado, o azar bateu-lhes à porta e das instalações do GEDE foi furtado material diverso e essencial para a sua atividade. O grupo não baixou os braços, organizou ações para angariar verbas e a comunidade respondeu com uma enorme onda de solidariedade. “A onda de apoio, de carinho, de incentivo para continuarmos foi mesmo muito grande, são nestas situações que vemos realmente que somos muito acarinhados e muito bem vistos pelo público em geral“, realça Catarina Reis.

Com 33 anos de existência (e a caminho dos 34), o GEDE tem percorrido o país de norte a sul e marcado o panorama do teatro, sobretudo recorrendo à comédia e ao humor. Catarina Reis, que entrou para o grupo tinha 15 anos de idade, não tem dúvidas de que esta é a missão do grupo: fazer rir os outros.

“Uma herdeira e dois malandros” é o nome da comédia do GEDE que sobe ao palco da Casa da Criatividade este domingo, às 15h30 da tarde. Catarina Reis deixa o convite.

Leave a Response